Acordo entre Brasil e Itália prevê ofertas de intercâmbio

Memorando visa a aprendizagem do idioma italiano para estudantes de universidades públicas e futuros bolsistas do Ciências sem Fronteiras

por Camilla de Assis seg, 10/08/2015 - 12:47
Embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, ao lado do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro Isabelle Araújo/MEC Embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, ao lado do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro

Estudantes que desejam aprender a língua e conhecer a cultura italiana podem ter a oportunidade, após parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Embaixada da Itália. Alunos de graduação e pós-graduação deverão contar em breve com cursos online e intercâmbio, por meio do programa Idiomas sem Fronteiras. 

A parceria com a Itália pretende oferecer aprendizagem do idioma do país europeu para estudantes de universidades públicas, a futuros bolsistas do Ciências sem Fronteiras, além de outros programas de mobilidade acadêmica. Segundo o MEC, o documento assinado pelo ministro Renato Janine Ribeiro e pelo embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, prevê ações como um curso online, em níveis A1 e A2, com o limite de mil senhas de acesso. Também propõe o auxílio do país para o ensino presencial do italiano nos núcleos de línguas cadastrados no Idioma sem Fronteiras e articulação para elaboração de testes válidos como comprovação de nivelamento no idioma.

O memorando prevê, ainda, o intercâmbio entre professores brasileiros e italianos. O documento é válido por quatro anos. 

COMENTÁRIOS dos leitores