TCC de publicitário ganha as ruas de Belém

Criação teve como objetivo realizar um trabalho de intervenção urbana

por Roberta Patu qui, 13/08/2015 - 15:31
Divulgação Jurunas é um dos bairros que foi retratado Divulgação

Foi com a proposta de realizar um trabalho de intervenção urbana, que o estudante de publicidade, Mateus Paes, agora profissional da área, inovou com a proposta e colocou em prática o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pela Universidade da Amazônia (Unama). Através das histórias dos principais bairros de Belém, como Cidade Velha, Raduto, Umarizal, Nazaré e Jurunas, o jovem criou identidades visuais simbolizando os bairros, visando um olhar atrativo para estes locais.

Uma das coisas que chamaram atenção nos cinco bairros visitados é que os processos de interação entre essas classes variam de acordo com o lugar, o que tem a ver com processo histórico e cultural de cada um, segundo ele. “Percebeu-se que os moradores antigos, que viveram inúmeras situações na área, ainda preservam antigas atitudes como a de simplesmente sinalizar um buraco nas vias com faixas, enquanto os ‘novos’ moradores parecem isolados dessa tradicionalidade do bairro”, contou Mateus Paes, segundo informações da assessoria de imprensa.

De acordo com o estudante, o processo de criação se dividida em várias etapas. Entre elas, o levantamento histórico dos bairros que seriam trabalhados, analisando o processo de fundação e desenvolvimento dos locais. “Durante as fases do trabalho, uma delas foi a observação dos bairros. Essa avaliação consistia em uma análise de pontos fortes e característicos dos bairros atualmente, e se deu a partir de um olhar pessoal, mas foi reforçada e estimulada por meio de entrevistas com os moradores dos respectivos bairros. Por fim, coube o desafio de sintetizar as informações coletadas de cada local com o presente status quo e separar os pontos que seriam mais relevantes para a identidade do bairro como um conjunto”, concluiu.

O publicitário afirma que os próximos passos é expandir o projeto para os outros bairros da cidade, para no futuro divulgar em meios que deem notoriedade para a cidade de Belém.

COMENTÁRIOS dos leitores