Público lota evento em busca do popular e do luxo

Encontro RioMar com o Mercado chegou a sua 3ª edição na noite desta terça (13). Renato Meirelles e Carlos Ferreirinha foram os palestrantes

por Nathan Santos qua, 14/10/2015 - 01:18
Paloma Amorim/RioMar Empreendedores de vários segmentos participaram do evento Paloma Amorim/RioMar

A terceira edição do evento RioMar com o Mercado foi realizada na noite desta terça-feira (13), no teatro do centro de compras localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Os especialistas Renato Meirelles e Carlos Ferreirinha falaram sobre questões ligadas à economia, focando, principalmente, no público consumidor dos mercados popular e de luxo. O encontro recebeu um bom número de participantes.

Empreendedores de vários segmentos assistiram às palestras que tinham como tema “As duas faces do mercado: do popular ao luxo”. Presidente do Instituto Data Popular e co-autor do livro “Um País Chamado Favela”, Renato Meirelles destacou como a classe C dominou o mercado consumidor e orientou que as empresas mantenham uma boa relação com esses clientes, indo, inclusive, para onde eles estão. “O consumidor da classe C vai muito pelo aspiracional – para eles, ter muito é sempre mais”, falou Meirrelles, conforme informações da assessoria de imprensa.

Já o mercado de luxo foi o objeto de estudo da palestra de Carlos Ferreirinha, fundador da MCI Consultoria. De acordo com ele, o consumo de produtos luxuosos no exterior por parte dos brasileiros caiu quase 50%, o que fez com que esse público passasse a consumir mais no Brasil. Segundo o palestrante, o desejo é o principal fator que move esse segmento econômico. “Ninguém compra uma bolsa Louis Vuitton, um óculos da Prada, um carro da Mercedez Benz ou passa um final de semana num resort cinco estrelas porque precisa – usufruem disto porque se deseja. O ser humano gosta de viver pequenos excessos”, explicou Ferreirinha, conforme a assessoria.

Como era de se esperar, a crise também foi assunto comentado entre os palestrantes. Os dois concordaram que, apesar dos resultados negativos, é possível encontrar melhoras e novas oportunidades podem ser geradas.

 

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