Aulão musical motiva alunos para o Enem

Principais assuntos do Exame foram contextualizados a partir de muitas canções

por Roberta Patu sex, 23/10/2015 - 18:12

Está chegando o grande momento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a expectativa, a tensão e a cobrança dos familiares, muitas vezes, deixam os feras ansiosos. Trabalhar o emocional e focar o conhecimento para o Exame são alguns dos principais desafios para obter um resultado positivo nas provas. Para motivar os alunos do ensino médio, o Colégio Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, preparou um aulão diferente.

Durante a manhã desta sexta-feira (23), o auditório da instituição contou com a participação dos professores de todas as áreas de conhecimento para um aulão musical com aprendizado. Através dos assuntos das disciplinas, os educadores mesclaram o conteúdo didático, explanado durante o ano letivo, com músicas que marcaram a história no âmbito nacional e internacional.

O professor de história Pedro Simas, que normalmente ministra suas aulas com uma guitarra, relatou que essa didática funciona porque estimula mais sentidos dos alunos. “Cada estudante assimila o conteúdo de uma forma diferente, uns aprendem e gravam mais através de imagens, da escrita ou de áudio”, diz.  

Simas ainda lembra essa dinâmica facilita também a memorização e descontração. “Muitos alunos, após as provas, falam 'professor, lembrei do assunto que foi cobrado no exame porque me lembrei da sua aula'; isso é muito bem. Sem contar que tudo acontece de forma muito espontânea e descontraída”, conclui. O educador Pedro, juntamente com outros professores, interpretou a música Que País é Este - composta por Renato Russo na década de 1970 -, e contextualizou com o momento político da época. 

Embed:

O diretor pedagógico da escola, José Ricardo Diniz, ressaltou que o aulão tem como objetivo descontrair e motivar os estudantes, mas focando sempre no Enem. “Com esse tipo de abordagem os alunos ficam mais tranqüilos e assimilam de forma espontânea as últimas orientações para o Exame, como linguagem da prova e assuntos mais recorrentes”, falou.

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Eduarda Medeiros, falou sobre o aulão musical. “A experiência foi muito diferente e proveitosa. De forma, estamos assimilando as últimas orientações e ainda trabalhando a parte emocional, saindo com a cabeça mais leve, mas focada no Exame”, contou.

COMENTÁRIOS dos leitores