Mercado erótico é mais uma vítima da crise

Setor vinha apresentando aumento nas vendas que chegou a 50%. Neste ano, estimativa de crescimento não passa de 5%, segundo a Abeme

por Nathan Santos sex, 06/11/2015 - 18:54
Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo Setor erótico vai apresentar quedas em 2015 Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo

Quem passa pela Rua Gervásio Pires, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, certamente vai lançar o olhar para uma galeria de cor vermelha. O estabelecimento não é chamativo apenas pelo colorido. A boa localização do ponto – primeiro andar da galeria e com uma vitrine de vidro -, o letreiro rosa e manequins vestidos de lingeries também chamam a atenção dos clientes. Todas essas características poderiam fazer da Divas Amora, loja de produtos eróticos da empresária Carla Vanessa Gomes, um empreendimento atrativo para os clientes, facilitando o volume de vendas. Mas a dura realidade de retração econômica que castiga o Brasil atingiu também o segmento de produtos eróticos, fazendo declinarem os percentuais que antes eram de crescimento no que diz respeito aos números de vendas apresentados pelo setor.

“Está tudo parado mesmo! Todo mundo está reclamando bastante que o movimento está muito fraco. Aqui na minha loja houve uma queda de cerca de 40% nas vendas. Além disso, muitas pessoas ainda têm preconceito de entrar e compra num sexshop. Estou tentando me livrar da crise de várias formas, mas está sendo muito difícil. A minha sorte é porque meu marido é dono desta galeria e por isso não preciso pagar aluguel. Pretendo recuperar o número de vendas inovando em produtos e colocando para vender peças de roupas, não apenas eróticas”, relata Carla. A Divas Amora funciona há um ano e oferece de lingeries aos famosos brinquedos eróticos.

Um das clientes de Carla, a atendente Natalia Marinho, sempre comprou produtos eróticos. Segundo ela, os objetos servem para “apimentar” seu relacionamento. Mas a crise também chegou ao bolso de Natalia e por esse motivo ela passou a comprar menos brinquedos. “Gosto bastante das fantasias e pra a gente que é mulher casada, sempre é bom levar algo de novo para as quatro paredes. Agora, realmente por causa desta crise deixei de comprar muita coisa. E não sou eu apenas que reclamo. Todo mundo está se queixando”, conta a cliente. No vídeo a seguir, veja o que a empresária Carla fala sobre este difícil momento econômico:

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Antes de a crise econômica interferir de vez na vida dos empresários, o segmento de sexshops, apesar do preconceito que ainda perdura em boa parte dos consumidores, conseguiu crescer de forma destacada. Ainda que somente 17% da população brasileira em algum momento já consumiu produtos eróticos, em 2011, segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (Abeme), o crescimento no número de vendas foi de 18%. Entre 2012 e 2014, na época do lançamento do primeiro livro de “50 Tons de Cinza” e da divulgação do trailer do filme, as vendas de objetos sadomasoquistas cresceram impressionantes 50%. Para este ano, de acordo com a Abeme, o setor deve apresentar um crescimento entre apenas 3% e 5%.



Para a presidente da Abeme, Paula Aguiar, a salvação do mercado erótico pode estar no emocional dos consumidores. Segundo Paula, os empreendedores do setor devem despertar no povo o desejo pelos brinquedos eróticos. “Realmente algumas lojas estão sentindo mais fortemente a recessão no país, como em todos os outros mercados. Nós estamos numa campanha para que os lojistas do mercado erótico percebam a importância de ajudar os consumidores a entenderem que agora é o momento em que as pessoas estão mais depressivas por causa dos problemas financeiros e isso acaba afetando os relacionamentos. Então, é importante que os empresários incentivem os clientes a consumirem produtos eróticos e se ligarem na intimidade. Isso terá dois benefícios: as pessoas que não vão se afetar tanto com a crise financeira no lado emocional e por outro lado os empresários vão incrementar seus negócios, a partir do momento que eles incentivarem os consumidores a não abandonarem o lado do casal”, explica a presidente da Abeme.

De acordo com Paula, nos Estados Unidos, quando em 2008 a crise afetou vários setores da economia, a saída das empresas de produtos eróticos foi justamente apelar para a vida íntima dos casais. “Os casais tinham pouco dinheiro para gastar e começaram a investir em produtos eróticos e realizaram entretenimento dentro da própria casa. Ao invés de ir a teatros, cinemas, gastar com jantares caros, eles começaram a comprar produtos e ficaram dentro de casa, tendo momentos especiais. Criaram jantares econômicos e depois se divertiam entre quatro paredes. Isso foi muito benéfico para o mercado erótico dos Estados Unidos e a gente espera que aqui no Brasil tenha um pouco disso”, conta Paula.

Além da estratégia de apelar para o emocional dos casais, a presidente da Abeme acredita na força da mídia e da divulgação dos produtos. Ela também reforça que os objetos devem ser entregues de forma rápida para os clientes e que precisam ser feitas promoções para atrair os clientes. Histórias e dicas sobre os produtos, bem como sugestões para a montagem de “uma noite especial”, também são ações importantes que podem ajudar na recuperação das empresas do ramo erótico.

De acordo com a Abeme, atualmente 1300 empresas do segmento erótico estão associadas à instituição, distribuídas em todos os estados brasileiros. As mulheres representam 90% dos consultores e 70% das lojas sexshop são comandadas por elas.  

 

 

 

 

 

 

 

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