Madrugada no shopping é de muito trabalho

Para garantir o conforto dos clientes, funcionários passam a madrugada realizando reparos nos centros de compras. Durante o turno, pessoas perdidas estão entre as ocorrências mais comuns

por Nathan Santos seg, 25/07/2016 - 11:37

Quando é o assunto é consumo, os shoppings centers se encaixam perfeitamente na lista de locais que oferecem conforto para os clientes interessados em gastar dinheiro. E os números comprovam isso. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (ABRASCE), nem mesmo a crise impediu que o setor registrasse no ano passado um volume de 444 milhões de visitas mensais em todo o País. As vendas apresentaram um crescimento de 6,5% em relação a 2014, totalizando R$ 151,5 bilhões. Boa parte dessa movimentação ocorre majoritariamente no horário comercial, porém, quando as lojas encerram as atividades do dia e as praças de alimentação finalizam o expediente, um verdadeiro batalhão entra em cena nos malls para garantir que o dia seguinte seja ainda mais confortável para o consumidor.

É final da noite, após o encerramento do expediente lojista, que os clientes rumam para casa e trabalhadores que trocam o dia pela madrugada começam a atuar. A ideia é deixar o espaço físico do shopping quase que impecável. Outros funcionários redobram a atenção com o intuito de garantir a segurança dos consumidores que deixam o mall e principalmente do público que ainda permanece para acompanhar sessões de cinema, que geralmente oferecem filmes madrugada adentro. Apesar de um fluxo menor de pessoas, os responsáveis pelos diversos setores dos centros de compras afirmam que, independente da quantidade de clientes, o objetivo sempre é garantir a satisfação do atendimento.

No RioMar, um dos maiores centros de compras do Recife, o senhor Aurélio Ferreira, de 42 anos, é o grande responsável por assegurar a tranquilidade dos clientes durante a madrugada, além de auxiliar na saída do público que volta para casa. De acordo com o supervisor de segurança, entre as curiosidades que envolvem as ocorrências da madrugada, pessoas perdidas são as que mais necessitam da ajuda dos colaboradores do RioMar.

“Temos uma estrutura muito boa de trabalho, com o auxílio de mais de 600 câmeras que nos ajudam a observar o ambiente e perceber se o cliente está ou não precisando de ajuda. Também realizamos o acompanhamento do cliente até a saída do shopping, após o final do expediente. Isolamos algumas áreas e quando percebemos que há alguém nelas, chegamos com educação, informamos que o local não deve ser frequentado naquele momento e oferecemos ajuda para levar a pessoa até a saída ou ao veículo. Tudo é feito para garantir um ótimo atendimento e a satisfação do consumidor. Quem trabalha em shopping tem que ter o espírito de servir”, explica Aurélio. Confira a rotina da segurança na madrugada:

Embed:

Manutenção e limpeza

Das 22h até 5h20, Eudes Franklin da Silva se esforça para limpar o piso da praça de alimentação do RioMar. Atento a qualquer sujeira, o funcionário aproveita a calmaria e realiza a limpeza, já que todos clientes deixaram o local. “Quando as cadeiras estão levantadas, aproveito para lavar tudo. A gente trabalha e deixa tudo limpo, principalmente para o cliente que vem ao shopping no dia seguinte”, conta o colaborador. “Prefiro trabalhar de madrugada porque é muito mais calmo”, completa.

De acordo com o assistente técnico de operações, Ivaldo da Silva, o RioMar conta com cerca de 20 funcionários que atuam durante a madrugada com serviços de limpeza e manutenção. Antes de eles entrarem em ação, uma equipe da manhã registra tudo que precisa ser reparado nos espaços físicos do shopping e passa para o grupo do assistente técnico. “Trocamos uma média de 20 lâmpadas por madrugada, retiramos lixo dos espaços e fazemos todo tipo de reparo, principalmente no forro do shopping. Cuidamos também das escadas rolantes. Tudo isso para que o cliente tenha conforto durante o dia”, explana Ivaldo.

Em uma dessas manutenções, é utilizada uma máquina que eleva os funcionários quando há a necessidade de cuidar de um local alto, como o teto de alguns corredores. É preciso muita habilidade para conduzir a estrutura, porque qualquer descuido pode quebrar os vidros das lojas. Mas o operador de PTA Matheus Nobre, de 21 anos, redobra a atenção, deixa o sono de lado e garante um serviço de qualidade. No vídeo a seguir, veja a rotina dos funcionários de manutenção e limpeza:

Quem frequenta o shopping durante a madrugada aprova os serviços dos funcionários. O estudante de medicina Diogo Suassuna, que às vezes vai ao cinema no final da noite, acredita que é importante manter a limpeza e a boa estrutura do centro de compras. “Pela logística do shopping, é uma necessidade realizar essas manutenções durante a madrugada, até para não atrapalhar as compras dos clientes. Acabo admirando esses trabalhadores pelo bom serviço. Para quem quer diversão, o shopping ainda é um bom lugar que tem segurança e conforto”, opina o cliente. 

  

COMENTÁRIOS dos leitores