Estudantes fecham avenida em São Lourenço para protestar

Alunos de quatro escolas se reuniram em principal via do município da Região Metropolitana do Recife para se manifestar contra a PEC do Teto dos Gastos públicos

por Rodrigo Malveira sex, 11/11/2016 - 11:03
Giselly Santos/LeiaJáImagens Grupo de estudantes prometeu protesto pacífico caso não houvesse repreensão da polícia Giselly Santos/LeiaJáImagens

No Dia Nacional de Mobilização, estudantes de quatro escolas do munícipio de São Lourenço da Mata interditaram a Avenida Doutor Francisco Correia, principal da cidade em protesto contra a PEC do teto dos gastos públicos (antiga PEC 241).  Os alunos fazem parte do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), que pertence a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e das escolas da rede municipal Conde Correa Araújo, Conde Pereira Carneiro e Ministro Apolônio Sales.

Com faixas e cartazes exibindo dizeres como “Serão 20 anos e não 20 dias” e “Rebelar-se é Justo”, os estudantes prometeram um protesto pacífico, caso não haja repreensão da polícia. Segundo um dos estudantes, Alysson Rodrigues, de 17 anos, atualmente no terceiro ano do ensino médio, se as autoridades tentarem intervir na manifestação haverá confronto. “Se a Polícia chegar para reprimir, vamos responder com violência. Queimando pneus. Viemos para cá em paz, apenas protestar. É o nosso direito”, declarou ao Portal LeiaJá.

O estudante ainda complementa que a iniciativa foi tomada por não verem um resultado efetivo vindo das ocupações realizadas nas instituições públicas. “Como vimos que a ocupação não estava tendo muito resultado resolvemos ir para as ruas. Congelar os gastos não é a melhor forma de resolver a crise. O Brasil está assim por causa dos próprios políticos. Somos um país rico. Dizem que a educação aqui é a melhor, mas onde está a verba?”, concluiu o jovem.

Confira o vídeo do protesto dos estudantes:

Embed:

*Com informações de Giselly Santos

COMENTÁRIOS dos leitores