Reeducandos se formam e recebem certicados

Os reeducandos que cumprem penas em regime semi-aberto cumpriram 40 horas aula de cursos voltados para a qualificação do trabalho no campo sem o uso de agrotóxicos

por Lara Tôrres sab, 17/12/2016 - 11:21
Divulgação/Sempetq Os reeducandos aprendem sobre o cultivo de alimentos sem agrotóxicos e recebem certificado Divulgação/Sempetq

Na próxima segunda-feira (19), a Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) do Estado de Pernambuco entrega certificados de qualificação profissional a 80 reeducandos que cumprem penas em regime semi-aberto na Penitenciária Agro-Industrial São João, na cidade de Itamaracá, e no Centro de Ressocialização do Agreste, no município de Canhotinho.

Os certificados, gerados pelo 'Programa Novos Talentos' da secretaria, são de conclusão dos cursos de 'Quintal Produtivo' e 'Horta Orgânica', em visita técnica ao Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) município de Glória do Goitá. 

De acordo com o diretor do Centro de Ressocialização do Agreste, os cursos podem ajudar muito a reinserir os detentos no mercado de trabalho por estarem bem conectados à realidade dos reeducandos. "A grande maioria dos nossos detentos é de origem do campo e este curso pode facilitar muito a reintegração social deles. Aqui irão trabalhar com a própria natureza e os efeitos que tudo isso causa é extremamente benéfico”.

O reeducando do Centro de Ressocialização do Agreste, Leidivaldo Silva, de 48 anos afirma que com o curso aprendeu a importância de uma alimentação saudável e sem produtos químicos envolvidos no cultivo. “É muito gratificante para mim participar do curso de Horta Orgânica. Pela primeira vez estou no campo plantando e aprendendo sobre a importância de consumir alimentos livres de agrotóxicos e a usar materiais recicláveis para contribuir com a preservação da natureza".

Com informações de assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores