Bolsa Família aumenta acompanhamento da frequência escolar
Resultado é o melhor dos últimos três anos
Mais de 14,7 milhões de alunos beneficiários do Bolsa Família tiveram frequência escolar acompanhada, entre outubro e novembro de 2016. O resultado é o melhor dos últimos três anos e mostra que mais de 95% dos estudantes cumpriram a frequência exigida pelo programa. Os dados fazem parte de levantamento do governo federal.
Criado em 2003, o programa tem hoje cerca de 13,5 milhões de famílias beneficiadas, às quais são destinados cerca de R$ 2,4 bilhões por mês. Através do Bolsa Família, o governo federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas.
De acordo com a diretora-substituta de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Iara Viana, a condicionalidade é um reforço a um direito das famílias, que é o acesso a serviços sociais, como a educação. Segundo ela uma criança que frequenta as aulas terá um melhor desenvolvimento e contribuirá para quebrar o ciclo intergeracional da pobreza.
Cadastro no Bolsa Família
Para fazer a inscrição Bolsa Família é necessário realizar o cadastro no CadUnico. O responsável pela família precisa comparecer à prefeitura de sua cidade com seu CPF ou título de eleitor levando consigo documento de identificação de todos os membros da família (residentes na mesma casa).
Após registrar a documentação, cada pessoa da família recebe um número de identificação social (NIS) e as informações seguem para o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). De acordo com as informações recebidas, o MDS seleciona mensalmente as famílias que poderão ser enquadradas no programa.
Caso a família seja incluída no programa, o responsável receberá o cartão magnético ou Cartão Bolsa Família pelo correio ou terá que retirá-lo em uma agência da Caixa Econômica Federal após a retirada deverá cadastrar a senha de acesso na Caixa ou Casa Lotérica.
Para mais informações ou para conferir o calendário 2017 acesse o site do programa.
LeiaJá também
--> Quase 15 mil pessoas de SP têm o Bolsa Família bloqueado