Como os concurseiros podem aproveitar o Carnaval?

Enquanto os foliões aproveitarão os dias de folia, há pessoas que vão se dedicar aos estudos. Psicóloga orienta que não é possível largar os livros para brincar

por Lara Tôrres sex, 24/02/2017 - 08:15
Pixabay Carnaval pode ser uma boa oportunidade para se aproveitar o tempo de estudo Pixabay

Os bons salários e a possibilidade de maior estabilidade que as carreiras do serviço público oferecem são grandes atrativos para muitas pessoas que decidem estudar para fazer provas de diversos órgãos. Essas vagas se tornam muito concorridas e os candidatos precisam estudar bastante para conseguir passar. As rotinas de estudo podem ser extenuantes para alguns estudantes que, em busca do sucesso nas seleções, abdicam de programas como o repouso e momentos de lazer. 

O LeiaJa.com procurou candidatos de concursos públicos, psicólogos e professores para responder se, afinal, é possível aproveitar as festas ou descansar no Carnaval sendo concurseiro e ainda conseguir manter o ritmo de estudos e aprendizado. 

Abertura do edital

Para Augusto Alves, professor de Direito Constitucional e de Direito Civil para concursos públicos há 11 anos, tudo depende do rendimento do candidato e da data da prova. "É preciso saber se o concurso desejado já está com edital aberto ou não. Quando está, a pessoa já tem um prazo para ser cobrada pelo conteúdo e precisa se esforçar ao máximo dentro do que for possível". Mas ele também destaca que os esforços só dão resultados enquanto o candidato conseguir manter a qualidade de vida que lhe possibilite uma boa aprendizagem" Tem gente que estuda tanto que começa dormir menos e perde em qualidade de estudo, aí não serve mais de nada. Se a pessoa fica aperreada, estressada, com sono, então não vai adiantar". 

Marília Leão estuda para concursos desde 2014 e no momento se dedica à preparação para os concursos do Tribunal de Justiça de Pernambuco, do Ministério Público de Pernambuco e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Durante o Carnaval não vai estudar pois, segundo ela, abdicar de uma coisa de que ela gosta tanto lhe faria mal. "Eu sempre tiro o Carnaval para mim, toda a minha família brinca junta, são momentos que eu dou muito valor. Abdico de outras coisas ao longo do ano, mas Carnaval é de lei". No entanto, ela pondera que a situação seria um pouco diferente se algum dos concursos que ela pretende prestar já tivesse edital aberto. "Se já tivesse saído o edital do Tribunal de Justiça, por exemplo, eu escolheria um dia para brincar e estudaria nos outros". 

Pressão, ansiedade e estresse

Mas também há pessoas que não conseguem se sentir confortáveis o bastante para se desligar por completo da preparação para as provas durante os quatro dias de folia, devido às cobranças e ansiedade. Para garantir a aprovação, elas sacrificam total ou parcialmente os dias de repouso ou folia. 

O estudante de direito Diego Torres se prepara para as provas do Ministério Público do Rio Grande do Norte e do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Ele vai viajar e estudar durante a maior parte dos dias de Carnaval, deixando apenas o domingo livre para ele e sua namorada. De acordo com o candidato, é preciso parar e "dar uma refrescada nas ideias e voltar a estudar melhor depois, pois a pressão às vezes é muito pesada". Além das pressões internas, Diego também comenta que existe um fator externo que gera mais ansiedade nos candidatos. "As pessoas acham que você é vagabundo quando diz que está estudando para concurso, é quase como dizer que vive à toa para algumas pessoas". Para ele, o que fazer no Carnaval também depende muito de como é a vida da pessoa, além da preparação para a prova. "Geralmente quem vai pular é porque já passou em algum concurso e está trabalhando e busca passar em um concurso melhor". 

A advogada e colaboradora da Defensoria Pública do Distrito Federal, Ana Carolina Alípaz, também não vai aproveitar o Carnaval pois pretende estudar. Ana começou a se preparar para concursos em 2016. "Nas festividades sempre dá vontade de descansar e aproveitar, mas eu preciso estudar! É questão de necessidade, então vejo como um dever a ser cumprido, mas sem sofrimento, é um sacrifício necessário". 

"A chave é conciliar estudo, lazer e atividade física"

A psicóloga Daniela Sales explica que a chave para o sucesso do concurseiro é o equilíbrio entre o estudo, as atividades físicas e o lazer. De acordo com ela, “o primeiro passo é adotar uma estratégia de atividades práticas e atividades teóricas, além de, nesse meio tempo, inserir uma atividade física".

"O lazer é importante, mas atividade física facilita o aprendizado, pelo menos duas ou três vezes por semana já facilita a aprendizagem, porque nosso cérebro fica esgotado pelo esforço, pela quantidade de informação que é posta nele, tem que ter esse momento de descanso”. Sobre o Carnaval, Daniela diz que o ideal é que o candidato divida o tempo de descanso ou folia com o estudo. “Essa rotina diferenciada do concurseiro, que tenta conciliar sua rotina de trabalho ou de casa com os estudos, faz com que eu não possa dizer, enquanto profissional, que a pessoa deve largar tudo e ir brincar o Carnaval, mas é preciso colocar um turno para lazer e um turno para estudar, assim a pessoa consegue a meta que queria e ter uma relação saudável entre lazer e estudo”.

COMENTÁRIOS dos leitores