Mentoring busca melhorar desempenho profissional

Método usa ferramentas que ajustam o foco na carreira e contribui para a superação de limites num mercado cada vez mais exigente e concorrido

ter, 11/07/2017 - 15:15
Divugação Para Cláudio Brito, o mentoring significa mudança em busca de satisfação Divugação

O mercado está exigente e concorrido. Além da escassez de vaga, as que existem buscam por profissionais qualificados e aptos para várias atividades. Por isso, de olho das tendências, está surgindo um profissional focado em treinar profissionais para encarar esta nova realidade.

Existem alguns métodos que auxiliam estes profissionais a alcançarem suas metas e melhorar seu desempenho, como é o caso do Coaching e o Mentoring. Mas, você sabe qual a diferença entre Coaching e Mentoring?

Utilizados erroneamente como sinônimos, esses dois termos possuem características que os tornam bem diferentes entre si. Muito dessa confusão acontece porque ambos métodos possuem a mesma finalidade: ajudar pessoas a conseguirem superar suas limitações e alcançarem os seus objetivos.

Duas figuras bastante recorrentes quando o assunto é gestão e aceleração de carreira, o coach e o mentor estão longe de ter papéis equivalentes. Embora ambos trabalhem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, lançam mão de diferentes metodologias e abordagens para atingir esse objetivo.

“Mentor é alguém com mais experiência que o mentorado em determinada área que vai ajudá-lo a ter mais resultados na área foco da mentoria”, explica Cláudio Brito, responsável pela Global Mentoring Group (http://globalmentoringgroup.com/). Sem contar que a mentoria usa algumas ferramentas do coaching e da Programação Neurolinguística (PNL). Já o coaching consiste no desenvolvimento da capacidade e habilidade de cada um.

Investir em mentoria permite mais velocidade na obtenção de resultados, uma vez que o mentor mostra o caminho das pedras. Todas as pessoas que lidam com público podem ampliar seus resultados em determinada área através deste tipo de trabalho.  

Este tipo de serviço está disponível em plataformas on-line, como site de empresas, e em treinamentos presenciais. Segundo Cláudio, a mentoria chega ao mercado para proporcionar uma vida com mais sentido, conectada ao seu propósito e maior retorno financeiro.

Entre os cenários mais comuns que levam as pessoas a procurar esse tipo de apoio é possível citar entrada no mercado insatisfação com a carreira atual e vontade de mudar de área, transição de cargos, posições de liderança à vista, grandes projetos pela frente ou mesmo a vontade de desenvolver certas habilidades.

Por Bianca Teixeira, especialmente para o LeiaJá.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores