Glória do Goitá se une para evitar fechamento de escola

Unidade educacional Cenecista Dom Miguel de Lima Valverde pode fechar às portas em 2018

qui, 26/10/2017 - 07:00
Gilmar Santos/Cortesia População tentar evitar fechamento da escola em 2018 Gilmar Santos/Cortesia

A população de Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, mobilizou-se na noite desta quarta-feira (25), para protestar contra a ameaça de fechamento da unidade educacional Cenecista Dom Miguel de Lima Valverde. Segundo os organizadores do protesto, cerca de 400 alunos estudam na escola.

De acordo com o jornalista Gilmar Santos, um dos articuladores da manifestação, a instituição foi fundada em 1958 com o auxílio de toda a comunidade e teria um valor histórico para a cidade. “O protesto reuniu alunos, pais, ex-alunos, professores, movimentos sociais, empresários locais e membros da igreja”, afirmou Gilmar.

A unidade educacional é financiada pela Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC), rede de ensino que mantém instituições no país inteiro. Segundo a diretora Rita Cássia, o problema é que a escola está enfrentando problemas financeiros. “A causa maior é a inadimplência nos últimos três anos. A escola não será fechada no ano corrente, até dezembro teremos calendário, ela será fechada em 2018”, disse.

A pressão, momentaneamente, parece ter dado resultado. Após o protesto, uma nova reunião ficou marcada para essa quinta-feira (26), onde será discutida alternativas para manter a Cenecista Dom Miguel de Lima Valverde funcionando.

COMENTÁRIOS dos leitores