Amor de avó também no Enem

Mariluce Araújo, aos 74 anos, passou várias horas esperando a neta que participa da prova

por Taciana Carvalho dom, 05/11/2017 - 17:05
Taciana Carvalho/LeiaJáImagens Mariluce fez companhias durante a prova Taciana Carvalho/LeiaJáImagens

A aposentada Mariluce Araújo, 74 anos, sentada em um espaço encontrado na frente do Colégio Santos Dumont, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, neste domingo (5), chama atenção. Ela passou a manhã e a tarde inteira aguardando a saída da neta Débora Viana, 22 anos, que presta pela segunda vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tentando a sonhada vaga de enfermeira em uma universidade pública. Elas saíram cedo de Tejipió, na Zona Oeste do Recife, e chegaram por volta das 8h30 no local de prova. 

Com uma sombrinha na mão para se proteger do sol, a idosa se recusou até mesmo em atravessar a rua onde havia estruturas montadas na parte da sombra. Ela conta que as mais de sete horas no local não a incomodam e disse que esse apoio é fundamental para a “vitória” da neta. “Estou aqui rezando e torcendo muito porque eu sei que, com fé em Deus, desta vez ela consegue. É apenas um dia. É um sacrifico que vale a pena”. 

Mariluce fez amizade com outra mãe chamada Maria Betânia Domingos, 55 anos, que aguarda a filha que vai tentar medicina veterinária. Unidas, as duas garantem que a energia é maior. “Viemos de Brasília Teimosa e estou acreditando muito que vai dar certo, porque é a terceira vez que ela tenta”, contou.

Betânia declarou que vai ser uma emoção ver a filha finalizando a prova. “Vai ser a maior alegria ela saber que eu estou aqui. Eu podia até ir para casa e voltar já que é perto, mas não é a mesma emoção”, falou.

Outros avós deram um exemplo de carinho neste domingo. Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), área central do Recife, seu Antônio e Dona Tereza acompanharam o neto Janael. Ele foi o primeiro fera a chegar no prédio para fazer a prova. 

Em Pernambuco, as provas do Enem tiveram início às 12h30. São, ao todo, cinco horas e 30 minutos de duração. Os candidatos responderam questões de Linguagens, Ciências Humanas e redação.  

LeiaJá também:

--> Espera e emoção dos pais marcam o Enem no Recife

--> Primeiros feras a deixarem o Enem comentam a prova

--> Enem: até o 'Homem-Aranha' apareceu no Recife

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores