Curso de Geologia da Unama integra alunos ao mercado

Semana do Geólogo e Workshop promovem encontro de estudantes com dirigentes de grandes mineradoras instaladas no Estado do Pará

por Ariela Motizuki qui, 07/06/2018 - 09:55
Ariela Motizuki/LeiaJáImagens Estudantes de Geologia da Unama tiveram contato com representantes de grandes empresas instaladas no Pará Ariela Motizuki/LeiaJáImagens

Em alusão à Semana do Geólogo, o curso de Geologia da Universidade da Amazônia (Unama) realizou a 3ª Semana Geológica da Unama juntamente com o 4º Workshop de Geologia. O evento reuniu estudantes, profissionais e representantes de empresas que trabalham com o setor geológico no Estado do Pará.

A Semana se uniu ao 4º Workshop para discutir questões do mercado de trabalho na geologia no Estado do Pará, trazendo representantes de empresas como a Imerys Caulim, Vale do Rio Doce e Calmap. “A gente está abordando temas que são recorrentes na geologia. Nosso curso está formando a primeira turma e a gente precisa repassar para eles conhecimentos necessários sobre mercado de trabalho na geologia, empregabilidade, mercado de petróleo e gás”, explicou o coordenador de curso de Geologia da Unama, Tiago Araújo.

A geóloga e coordenadora do workshop, Maryelle Ferreira, contou que o evento começou a partir de um grupo de pesquisa, formado por profissionais que viam a necessidade de produzir, trocar experiências e conhecimentos. “O objetivo do workshop é trocar informações com profissionais bastante capacitados pra passar esse conhecimento para alunos de graduação e trocar ideia com empresas do ramo. Essa versão do workshop hoje está um pouco mais voltada para a empregabilidade, mercado de trabalho, e também uma parte acadêmica, voltada para a pesquisa”, disse Maryelle.

O estudante do 5º semestre de Geologia Renato Ferreira assistia a todas as palestras atento às informações. Ele disse que as palestras são de extrema importância para complementar o conteúdo do semestre letivo. “Eu achei bem interessante porque tem vários assuntos que complementam um ao outro, como palestras sobre a extração do caulim, e mais tarde a gente vai ter uma sobre a mineração da rocha. Então é interessante a junção de todas essas palestras”, disse o estudante. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores