Nota do Enem é aceita em 34 universidades de Portugal

Boa pontuação no exame garante ao estudante brasileiro isenção na prova de ingresso em instituições de ensino superior portuguesas

por Nataly Simões qui, 30/08/2018 - 17:06

Com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também é possível estudar em Portugal, proporcionando a chance de conhecer a cultura do país, além de ter maior reconhecimento no mercado de trabalho brasileiro. O governo do Brasil viabilizou a graduação de estudantes brasileiros em 34 universidades portuguesas por meio de um acordo interinstitucional firmado entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as instituições de ensino superior de Portugal.

No entanto, diferente das universidades públicas brasileiras, as de Portugal são pagas e a participação no Enem garante ao estudante somente a isenção para realizar a prova de ingresso na universidade portuguesa de interesse. Os candidatos são selecionados de acordo com as médias obtidas no exame.

A nota de corte para cada área do conhecimento e curso variam conforme a instituição desejada e a escala de classificação adotada pela maioria das universidades de Portugal é de 0-200. Nesse caso, a pontuação do Enem, que possui a escala 0-1000, será dividida por cinco. Por isso, é importante que o estudante tenha uma alta pontuação no exame.

O Inep informou que desde 2014, ano em que foi firmado o acordo, mais de 1,2 mil brasileiros já conseguiram ingressar em instituições de ensino superior do país por meio da nota obtida no Enem.

COMENTÁRIOS dos leitores