UFPE anuncia 6.972 vagas para o Sisu 2019

Universidade também alertou para mudanças em pesos e notas mínimas de 12 cursos

por Nathan Santos ter, 23/10/2018 - 16:49
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Campus Recife da UFPE oferece várias vagas Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) detalhou, nesta terça-feira (23), seu quantitativo de vagas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, a instituição de ensino soma 6.972 vagas; são 20 oportunidades a mais em relação ao ano anterior, disponibilizadas no curso de artes visuais.

A UFPE anda informou que o curso de engenharia eletrônica, anteriormente composto por 40 vagas, foi desmembrado em dois. Dessa forma, passaram a ser oferecidas 20 oportunidades em engenharia de telecomunicações e 20 vagas para engenharia eletrônica. Além disso, a Universidade pediu uma atenção redobrada aos candidatos, já que 12 cursos tiveram mudanças nos pesos e notas mínimas. Confira as alterações e os cursos:

Biomedicina, ciências biológicas/ênfase em ciências ambientais (bacharelado), design, educação física (bacharelado), engenharia da computação, engenharia de produção, física (licenciatura), história (bacharelado), história (licenciatura), hotelaria, pedagogia (licenciatura) e turismo, todos do Campus Recife. Não houve alterações para os cursos dos campi de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

O pró-reitor para Assuntos Acadêmicos (Proacad) da UFPE, Paulo Goes, ressaltou a importância da participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para ingresso no Sisu. “Os estudantes devem ficar ligados porque o Enem é pré-requisito para todos os processos seletivos da UFPE, seja o Sisu ou sejam processos diferenciados”, explicou, conforme informações da assessoria de imprensa.

Ainda de acordo com a UFPE, “o edital dos cursos com processo seletivo específico – música (bacharelado em canto, bacharelado em instrumento e licenciatura), dança (licenciatura) e letras/libras (licenciatura) – será lançado ainda em 2018”. Os cursos de educação a distância terão ingresso a partir do segundo semestre de 2019.

O Enem 2018 será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Mais de 5,5 milhões de estudantes se inscreveram para participar do Exame.

Bônus de argumento regional – a medida deixou de ser oferecida aos moradores da cidade pernambucana de Goiana, interessados em vagas no Centro Acadêmico de Vitória (CAV). O município passou a integrar a Região Metropolitana do Recife conforme a Lei estadual 382/2018, deixando de fazer parte da mesorregião da Zona da Mata. Segundo a UFPE, as resoluções foram aprovadas em reunião do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE).

COMENTÁRIOS dos leitores