Desafio dos 10 anos: você já viu o Enem de 2009?

Roubo da prova e mudança na estrutura de questões transformou o exame de uma década atrás em um dos mais polêmicos da história

por Lorena Barros qui, 17/01/2019 - 09:46
MEC/Divulgação MEC/Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é uma pessoa provida de selfies antigas que possam registrar seu crescimento ao longo de uma década. Ainda assim, com 20 anos de história recém-completados em 2018, leva na bagagem muitas mudanças capazes de envolver milhões de estudantes brasileiros.

O ano de 2009 foi revolucionário na prova porque foi a primeira vez na qual ela se dividiu nas quatro áreas diferentes que conhecemos hoje: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática. As questões se tornaram mais complexas e apresentavam um caráter mais interdisciplinar do que nos anos anteriores.

A mudança deveria ser o ponto principal de tensão dos alunos, mas foi outro motivo que a deixou nos holofotes da imprensa: dois dias antes de sua realização, programada para 3 e 4 de outubro daquele ano, um jornal de São Paulo recebeu um exemplar da prova que havia sido roubado da gráfica. O Ministério da Educação (MEC) foi informado e, em cima da hora, o exame foi cancelado, deixando mais de 4,1 milhões de estudantes inscritos sem saber o que fazer.

A polêmica fez com que grandes instituições de ensino, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deixassem de aceitar a nota da prova como ingresso para o vestibular 2010. Os exames foram realizados apenas nos dias 5 e 6 de dezembro daquele ano, gerando um prejuízo de mais de R$ 40 milhões e registrando uma taxa de abstenção de mais de 35%. O tema da redação foi “O indivíduo frente à ética nacional”.

Confira todos os cadernos de prova do Enem 2019 a seguir:

- 1º dia, caderno amarelo

- 1º dia, caderno azul

- 1º dia, caderno rosa

- 1º dia, caderno branco

- 2º dia, caderno amarelo

- 2º dia, caderno azul

- 2º dia, caderno rosa

- 2º dia, caderno cinza

COMENTÁRIOS dos leitores