Harry Potter vira tema de oficina na Unicamp

Mídia, autoritarismo e fascismo são alguns dos tópicos a serem analisados dentro da disciplina

por Lorena Barros qui, 14/02/2019 - 09:19
Warner / Divulgação Livros serão analisados nas aulas Warner / Divulgação

Após a Universidade de São Paulo (USP) oferecer aulas sobre "Harry Potter", a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai ministrar uma oficina com a mesma temática. Com data de início prevista para 3 de abril, a oficina "Harry Potter: ficção e fantasia" teve ementa divulgada no site da instituição para o currículo 2019.1.

Ao todo, 50 vagas são disponibilizadas para alunos da universidade. As aulas serão ministradas dentro do programa de arte e cultura pelo instrutor Victor Henrique da Silva Menezes. No conteúdo programático, é definido o objetivo do "estudo crítico dos livros de Harry Potter" focado no "aprofundamento no estudo dos temas relativos à cultura, gênero, racialidade e política".

Oito tópicos são traçados para tal estudo: referências culturais do Reino Unido; construções das personagens femininas e das masculinas; racismo; questões de classe; escravidão; mídia; autoritarismo e fascismo. As aulas serão oferecidas às terças-feiras, das 14h às 17h e a oficina tem 33 horas de carga horária. Inscrições só podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro. Confira ementa completa clicando aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores