Foco e concentração: alunos prometem estudar no carnaval

Estudantes afirmam que o período carnavalesco é uma oportunidade para revisar assuntos que devem ser cobrados no Enem

por Fábio Filho dom, 03/03/2019 - 10:15
Pixabay/Creative Commons Estudantes pretendem estudar nos quatro dias de festividades carnavalescas Pixabay/Creative Commons

Carnaval é festa, folia e agitação. Porém, para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 10 de novembro, o período carnavalesco significa um tempo precioso de estudo. Feras afirmam que manter o foco nos assuntos cobrados na prova durante os festejos de momo requer bastante determinação.

A estudante Eduarda Miranda, de 18 anos, que pretende ingressar em algum curso na área de saúde, afirma que a tentação de aproveitar o carnaval festejando é muito grande, mas a determinação de conseguir a aprovação no vestibular é ainda maior. “Tenho a meta de passar o carnaval todo estudando, os quatros dias, até a quarta-feira de cinzas. É preciso muito foco e concentração porque o tempo todo tem alguma distração, barulho. A tentação de ir aproveitar as festas é muito grande, mas a vaga na universidade é muito concorrida e a gente tem que aproveitar o tempo que tem livre para conseguir colocar as matérias em dia. Os outros feriados vão chegar e o período de estudo vai ser o mesmo. É um ano de estudo, um ano de renúncia”, destaca.

De acordo com a estudante Eduarda Barbosa, de 16 anos, que almeja cursar medicina veterinária, os quatro dias de carnaval são uma oportunidade ímpar para revisar todos os assuntos vistos em sala de aula até agora. “Tenho uma rotina que consiste em passar o dia todo na escola assistindo as aulas dos professores. Às vezes chego em casa cansada e acabo não revisando os assuntos. Como vou passar todo período de carnaval em casa, vou aproveitar o máximo possível para colocar em dia todos os assuntos vistos em sala nesse ano letivo. Também é uma chance de sair na frente de quem vai brincar o carnaval, na disputa por uma vaga na universidade”.

Segundo o professor de redação e língua portuguesa Felipe Rodrigues, os feras que pretendem estudar no carnaval devem estabelecer horários fixos para não cair na tentação de abandonar e partir para folia. “Eu acho muito importante e indico aos meus alunos que não parem de estudar nesse momento. Trato isso como uma primeira aprovação, os estudantes resistirem ao feriado do carnaval, não só o carnaval como os outros feirados prolongados que estão por vir. A aprovação no vestibular requer um ano ininterrupto de esforço. Como indicação, eu acho essencial planejar os quadros e horários de estudo, correr atrás do tempo que perdeu, fazer algumas revisões dos assuntos que foram abordados no ano passado e dar um passo nos estudos futuros, deixar algumas matérias mais adiantadas”, afirma.

O docente ainda destacou temas presentes no período carnavalesco que podem ser aprofundados pelos estudantes durante os quatro dias das festividades. “Para aproveitar esse período carnavalesco, alguns temas podem ser revistos, como prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s, que têm um aumento considerável no número de casos durante o carnaval, em especial no público mais jovem e LGBT, segundo pesquisas. Outro tema que vale destacar é a cultura da violência, no sentido que o carnaval popularmente tem essa isonomia da cultura da violência, no contexto de dinamização social”, pontuou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores