Enem: recursos de isenção de taxa começam nesta segunda

Alunos que não foram aprovados no abatimento de R$ 85 para a prova têm mais uma chance de comprovar renda

por Lorena Barros seg, 22/04/2019 - 08:43
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Prova será aplicada em novembro Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Aqueles que não foram aprovados no pedido de isenção de taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 têm mais uma oportunidade para tentar o benefício a partir das 10h desta segunda-feira (22) com o início do prazo de recursos. O recurso serve para que os candidatos anexem documentos que comprovem que eles se encaixam nos perfis traçados pelo Ministério da Educação (MEC) para o abatimento.

Em 2019, são considerados aptos à isenção aqueles que estejam cursando ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; que tenham feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda por pessoa menor que 1,5 salário mínimo e aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica com família de baixa renda e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O prazo para recurso fica aberto até a sexta-feira (26) e o resultado deve ser divulgado no dia 2 de maio, antes do início das inscrições na prova, datado entre o dia 6 e 17 do mesmo mês. Todos os candidatos, aprovados ou não pela taxa de isenção, devem fazer a inscrição normalmente no prazo aberto para todos os alunos na página do participante. Saiba todas as datas importantes para o Enem clicando aqui.

COMENTÁRIOS dos leitores