Cursinho gratuito para o Enem começa com salas lotadas
Projeto da UNAMA - Universidade da Amazônia voltado para candidatos ao exame nacional ofertou 180 vagas em Belém
A UNAMA – Universidade da Amazônia deu início no último sábado (4) ao Prepara Enem, projeto elaborado com o intuito de ajudar concluintes do Ensino Médio nos estudos com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto foi pensado a partir da missão de responsabilidade social e extensão acadêmica para a comunidade.
A coordenadora do curso de licenciatura em Matemática e Pedagogia da UNAMA, Glaucianny Amorim, disse que o Prepara Enem UNAMA visa materializar uma contribuição social efetiva e direta da Universidade da Amazônia com o desenvolvimento do processo Ensino-Aprendizagem em nossa região. “Inicialmente o projeto contava apenas com 90 vagas, mas para nossa surpresa houve uma grande demanda de alunos, então decidimos estender para 180 vagas”, disse Glaucianny.
A professora Luciana Batista, do curso de História, declarou que, para ministrar as aulas, foram convidados professores e monitores da UNAMA. “O projeto busca beneficiar pessoas de baixa renda que não têm condições de arcar com os estudos. O aluno inscrito deverá ter, no mínimo, 75% de frequência mensal nas aulas, sob pena de perder a vaga. Ao todo, 15 professores e 41 monitores irão ajudar no decorrer das aulas nas disciplinas requeridas pelo Enem”, contou Luciana.
Thayna Corecha, participante do projeto, disse que ficou sabendo do projeto pelas redes sociais. “É uma oportunidade excelente, pois eu vejo que a grande maioria dos participantes assim como eu não teria oportunidade de fazer um cursinho, e conseguir uma vaga dessas. Aprender com professores qualificados de diversas áreas é gratificante”, disse Thayna.
A dona de casa Socorro Raiol, moradora da Alça Viária, relatou que o trajeto é longo, mas que o esforço pelo aprendizado vale a pena. “A oportunidade que a universidade está nos proporcionando é de valor inestimável. Estou muito feliz em poder participar desse projeto, porque é o primeiro passo na caminhada para o ensino superior”, declarou Socorro.
Dionisio Sá, professor do curso de licenciatura em Matemática da UNAMA, destacou que projetos sociais com cunhos educacionais são essenciais na capital. “Aqui na primeira aula a gente já consegue sentir o impacto deste projeto. Muitos desses alunos vêm de uma realidade diferente, muitos deles foram inseridos hoje ao método de ensino envolvido com a tecnologia, muitos nem conheciam uma sala de aula virtual. Plantar essa semente de conhecimento neles é com certeza gratificante para qualquer docente”, finalizou.
Por Bruna Braz.