Qual o segredo para uma boa caligrafia na redação do Enem?

Escrita adequada é um dos requisitos para a compreensão do leitor

por Francine Nascimento sab, 25/05/2019 - 17:43
Freepik Professora diz que não há um modelo ideal para escrita Freepik

Para além de um jeito de se comunicar, a escrita à mão, esteticamente falando, pode carregar a personalidade do indivíduo que está escrevendo. Ela foi inventada há cerca de 3.000 anos A.C como forma de representar o pensamento e a linguagem humana. Passada por várias reformulações, a escrita divide hoje espaço na comunicação não verbal com os meios digitais que trouxeram um novo padrão de texto, como também de leitura.

Por que a prática da caligrafia é tão importante, sobretudo na produção textual? A professora de redação Vládia Medeiros explica que a prática da caligrafia está atrelada à ortografia e que é importantíssimo que um texto seja bem escrito para que haja o entendimento por parte do leitor. No que diz respeito à estética da letra, a professora Vládia diz que não existe um modelo ideal para a caligrafia. A regra é que ela seja legível o suficiente para facilitar a compreensão do interlocutor.

“O produtor de texto que começa a escrever com letra cursiva, ele deve utilizar essa letra cursiva de forma legível e que facilite a construção dos sentidos para quem está lendo”, orienta a educadora.

Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, a expectativa para a redação é grande por parte dos participantes, pois demanda tempo e conhecimento sobre o tema proposto. De acordo com a professora, uma dica simples para uma caligrafia adequada à redação é escrever. Além disso, o desenvolvimento de uma boa redação se dá por meio da escrita e também da leitura. “O processo de leitura é muito importante para ampliação vocabular, sobretudo para dar essa bagagem ao aluno para ele poder colocar no papel todas as ideias”, destaca.

O professor de redação Diogo Xavier escolheu dois textos de seus alunos que representam uma escrita bem feita. As produções são de autoria das estudantes Ester Tereza de Oliveira e Jussara da Silveira. Confira as imagens:

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores