Escola da Baía do Sol, em Mosqueiro, comemora 50 anos

Aniversário foi marcado por homenagens a ex-professores e ex-alunos. Comunidade da ilha, localizada na Região Metropolitana de Belém, prestigiou a programação.

por Rosiane Rodrigues ter, 28/05/2019 - 12:26

A Escola Municipal Dr. Lauro Chaves, na Baía do Sol, distrito de Belém, comemorou 50 anos. O aniversário foi marcado por programações e homenagens feitas aos ex-professores e ex-alunos da escola. O evento, intitulado Semana da Família, ocorreu na própria escola.

Os professores da escola Lauro Chaves puderam relembrar o tempo em que trabalharam na escola, durante a homenagem que receberam. Para Waldir Neri, ex-professor, o evento foi de grande emoção e de boas recordações vividas no espaço. "Eu particularmente me senti honrado com a homenagem. Estou mandando colocar numa moldura o diploma da homenagem. Fico muito agradecido a direção e coordenadores da escola pela homenagem. Da escola e da comunidade só guardo boas lembranças", disse Waldir.

Alguns alunos que estudaram na escola também foram homenageados. "A escola Lauro Chaves significa muito para mim. Ela ficou tão enraizada em meu coração que ainda hoje recordo com frequência os incentivos que recebi para não deixar de estudar jamais", afirmou Rosiane Rodrigues, estudante de Jornalismo, uma das homenageadas.

A banda da Guarda Municipal, que se apresenta em escolas municipais desde 1992, também esteve presente na comemoração, e alegrou os estudantes da escola. "É maravilhoso observar o interesse pela música despertando no olhar das crianças. Quando temos oportunidade, executamos um concerto didático onde apresentamos cada instrumento falando um pouco de sua história e demonstrando seu som e sua função na banda", disse Lago, guarda municipal classe V e maestro auxiliar.

Para o maestro, a surpresa foi grande ao ver como as crianças da escola cantavam com garra o Hino Nacional e o Hino de Mosqueiro. "Nem sempre é assim nas escolas que visitamos e eu sabia da existência do Hino de Mosqueiro. Vamos tentar conseguir a partitura e/ou gravação do hino que foi executada no evento para tentar fazer uma adaptação para a banda de música e quem sabe tocar nas próximas oportunidades", explicou Lago.

Para Emmanuelle Cabral, diretora da escola, o evento proporcionou a integração entre as famílias da comunidade. "A Semana da Família é essencial para que alcancemos os objetivos de ter um bom desempenho para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de ter participação efetiva da comunidade, por meio dos projetos sociais, para que a escola seja de qualidade", afirmou a diretora.

Adélia Valente, que atua na biblioteca da escola, disse a comemoração não seria completa se os ex-funcionários e ex-alunos não fossem lembrados. "A escola de hoje só existe porque pessoas dedicaram seu trabalho, seu tempo, seu estudo, enfim, ajudaram a construir a história dessa escola. O evento foi muito significativo e com certeza vai marcar a nossa vida, a vida das pessoas que fazem parte da escola, dos convidados e de toda a comunidade escolar", concluiu. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores