Concurso para diplomata define banca organizadora

Edital deve ser publicado no segundo semestre deste ano

por Francine Nascimento qui, 27/06/2019 - 11:36
Ana de Oliveira/AIG-MRE Palácio Itamaraty Ana de Oliveira/AIG-MRE

Diante da confirmação do governo sobre a oferta de 20 vagas para o concurso de diplomata 2019, está definida a banca organizadora do certame. Conforme publicado no Diário Oficial da União o Extrato de Dispensa de Licitação, nesta quinta-feira (27), será o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES). Nos últimos concursos, a Cebraspe era a organizadora.

Os 20 aprovados terão contratação imediata para o cargo de terceiro-secretário. No concurso do ano passado, a remuneração inicial era de R$ 18.059,83. O edital com todos os detalhes da seleção, deve ser divulgado no segundo semestre deste ano.

De acordo com o regulamento, concurso consistirá na aplicação de prova objetiva de caráter eliminatório com questões sobre: língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e direito internacional público. Na segunda fase, os participantes farão uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório contendo questões de: língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa.

São requisitos para o ingresso no cargo de diplomata: 

a) seleção no concurso;

b) ser brasileiro nato;

c) estar no gozo dos direitos políticos;

d) estar em dia com as obrigações eleitorais

e) estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, no caso dos candidatos do sexo masculino;

f) apresentar diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por universidade brasileira reconhecida pelo Ministério da Educação. Faz-se necessário "Apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do artigo 48 da Lei nº 9.394/1996."

g) ter idade mínima de 18 anos;

h) apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada por meio de exames pré-admissionais.

COMENTÁRIOS dos leitores