Redação do Enem passará a ser digitada, revela Inep

Instituto e o MEC anunciaram novidades que com impactos significativos na realização do Exame

por Nathan Santos qua, 03/07/2019 - 09:50
Pixabay / Creative Commons Pixabay / Creative Commons

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (3), em Brasília, o Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças significativas que devem impactar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir de 2020, segundo a pasta, o Enem iniciará um processo de digitalização, em que parte das provas serão respondidas via computador. A promessa é que em 2026 todo o processo seletivo deixe de ter papel impresso, passando a ser aplicado apenas via máquina.

A redação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização da prova, passará a ser feita por meio de computador. Dessa forma, de maneira paulatina até 2026, os textos manuscritos serão extinguidos.

“A prova de redação será digitada”, anunciou o presidente do Inep, Alexandre Lopes. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, garantiu que o candidato, ao finalizar o texto, poderá receber a redação eletronicamente em PDF. 

O MEC e o Inep reforçaram que, em 2020, será iniciado um projeto-piloto. Cerca de 50 mil estudantes deverão ser submetidos ao processo de maneira opcional. O modelo tradicional ainda será aplicado, mas, com o decorrer dos anos, até 2026, ele será eliminado aos poucos.

LeiaJá Também:

--> Enem vai começar a ser digital em 2020

--> Provas do Enem devem ser feitas por agendamento no futuro

COMENTÁRIOS dos leitores