Enem: a 100 dias para a prova, saiba o que estudar

Em clima de reta final, professores revelam assuntos que devem ser priorizados pelos estudantes

por Ítallo Olimpio sex, 26/07/2019 - 07:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Faltando apenas 100 dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro de 2019, muitos feras têm dúvidas relacionadas ao que já deveriam ter estudado. Outros, assustados com a aproximação da data da prova, se perguntam se ainda podem começar a estudar. Para sanar essas e outras dúvidas, professores dão dicas de como estudar nesta reta final.

O professor de biologia André Luiz recomenda que os estudantes, tanto os que já vêm estudando, quanto os que vão começar a estudar agora, façam revisão de temas como ecologia, fisiologia, citologia e genética, já que são assuntos cobrados pela prova com frequência. André também recomenda que o fera tente estudar em um local silencioso e, se possível, longe de aparelhos eletrônicos, para manter o foco.

De acordo com o professor de matemática Yago Henrique, os próximos 100 dias podem ser cruciais para os estudantes. Estudar assuntos como funções, regra de três, porcentagem e geometria espacial é fundamental para ter um bom desempenho. Segundo Yago, para o fera que vai começar a estudar agora, é recomendado revisar as propriedades básicas da matemática para conseguir chegar aos resultados solicitados pelas questões. “O importante é não se desesperar, mesmo com o tempo curto. Ter cuidado para não estudar muitos assuntos ao mesmo tempo e manter uma constância na rotina de estudos”, disse o professor.

Na área de Humanas, o professor Luiz Neto frisou a importância dos filósofos e sociólogos clássicos, como Descartes, Maquiavel, Voltaire, Platão, Aristóteles, Émile Durkheim, Karl Marx e Weber. Em história, o professor recomenda a revisão dos conflitos da república velha e ascensão do nazismo e fascismo. Luiz também orienta que os alunos mantenham a rotina e cronograma de estudos.

Para a redação, o professor Felipe Rodrigues pede foco na estrutura do texto e na estética, que inclui caligrafia e utilização do espaço da folha. De acordo com o professor, também é importante a absorção de repertório sócio-cultural, que pode se dar através de leituras, por exemplo. Felipe também recomenda que os feras estudem propostas de redação todos os dias para adquirir novas habilidades. 

 A previsão é de que o cartão de inscrição do Enem seja disponibilizado no site do Inep no mês de outubro. Para mais informações e dicas sobre a prova, siga o @vaicairnoenem.

LeiaJá também

--> Saiba quais são as guerras que mais caem no Enem

--> Anime 'Os Cavaleiros do Zodíaco' inspira aulão para o Enem

--> Enem: veja 5 temas de atualidades que podem cair na prova

--> Rio e pontes do Recife recebem aula para o Enem 2019

--> Mulheres são maioria entre inscritos no Enem 2019

COMENTÁRIOS dos leitores