Um mês para o Enem: veja quais assuntos merecem prioridade

Tanto os candidatos que estudaram quanto os que não renderam podem adotar estratégias de aprendizado nesta reta final. Saiba o que ainda é possível fazer

por Nathan Santos qui, 03/10/2019 - 06:30
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Nos dias 3 e 10 de novembro, estudantes de várias regiões do Brasil enfrentarão uma das provas educacionais mais relevantes do país. Considerado o principal canal de acesso às universidades brasileiras, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve contar com a participação de milhões de candidatos; no primeiro dia do processo seletivo, o certame terá questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação, enquanto que na segunda etapa do Exame, os estudantes vão encarar quesitos de Ciências da Natureza e matemática.

A um mês do Enem 2019, candidatos tentam manter o ritmo de estudos. Por outro lado, existem os estudantes que não tiveram um rendimento favorável de preparação e, agora, tentam recuperar o tempo perdido. Apesar do calendário apertado, professores acreditam que estratégias de revisão podem ser adotadas nesta reta final, pelo menos com foco nos temas mais corriqueiros do Exame.

Sociologia e filosofia

A professora Thais Almeida sugere que os candidatos resolvam questões de provas antigas. Além disso, ela indica os assuntos a serem priorizados a um mês do Enem. “Pensamento sociológico brasileiro, mundo do trabalho e os pensadores clássicos da sociologia (Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber) devem ser revisados”.

Em filosofia, a professora orienta que os candidatos revisem escolas helenísticas, filosofia moderna: empiristas X racionalistas, contratualistas e existencialismo sartreano.

Redação e português

Segundo o professor Diogo Xavier, para a redação, é necessário continuar praticando, escrevendo, pesquisando os principais eixos temáticos, como saúde, segurança, saúde mental, além de citações, estatísticas e notícias. Ainda é importante revisar conectivos e pontuação.

Em Linguagens, Diogo Xavier diz que é importante revisar assuntos corriqueiros, como figuras de Linguagem e variação linguística, além de muita interpretação textual.

Literatura

O professor Felipe Rodrigues acredita que os candidatos precisam, nesta reta final, revisar as principais escolas literárias: “romantismo, arcadismo, parnasianismo, simbolismo, pré-modernismo e modernismo”.

O docente também aponta personalidades literárias cujas obras devem ser estudadas: Álvares de Azevedo, Castro Alves, Olavo Bilac, Cruz e Souza, Cláudio Manoel da Costa, Aluízio de Azevedo, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Clarice Lispector.

História

De acordo com a professora Neuza Matos, a um mês para o Enem, alguns assuntos de História do Brasil devem ser revisados: “Regime militar, Era Vargas, República Oligárquica e Brasil Colônia com foco nas missões jesuíticas são os assuntos que devem ser vistos”. Na parte de História Geral, os participantes do Enem devem priorizar Segunda Guerra Mundial e suas consequências, revolução industrial, Grécia Antiga, Baixa Idade Média, reforma, revoluções, e grandes navegações.

Geografia

O professor Filipe Melo faz um alerta: “A um mês do Enem, é primordial que os candidatos revisem assuntos da área de geografia física”. Os tópicos são os seguintes: cartografia, climatologia, espaço geográfico, movimentos da terra, relevo e domínios morfoclimáticos. Ainda é importante estudar geografia humana.

Atualidades

Os candidatos também devem ficar atentos aos temas atuais. De acordo com o professor de geopolítica Benedito Serafim, alguns assuntos de atualidades devem aparecer no Enem: guerra comercial EUA x China, crise venezuelana, Brexit e incertezas na relação União Europeia e Reforma da Previdência.

Matemática

Para o professor Ricardo Rocha, os candidatos devem fazer exercícios dos assuntos que mais dominam. O educador selecionou os principais tópicos de matemática: razão, proporção, porcentagem, regra de três, equação do primeiro grau, problemas com aritmética, função do primeiro grau, probabilidade, estatística, área das figuras planas e semelhanças de triângulo.

Física

De acordo com o professor Carlos Júnior, nesta reta final, os candidatos devem fazer questões das últimas edições do Enem e de vestibulares, diferenciando os níveis de dificuldade. Em física, segundo o docente, “três assuntos são decisivos: mecânica, elétrica e ondulatória”.

Química

O professor Josinaldo Lins aconselha que os estudantes adotem uma “estratégia que combine revisão dos conteúdos mais frequentes no Enem e resolução de questões”. O educador destaca os assuntos que precisam ser revisados a praticamente 30 dias para a prova: ligações químicas, funções inorgânicas, reações químicas, estequiometria (casos normais e especiais), termoquímica, equilíbrio químico, eletroquímica, radioatividade, funções orgânicas, isomeria, propriedades dos compostos orgânicos, reações orgânicas e química ambiental

Biologia

Segundo o professor André Luiz, uma lista de assuntos de biologia precisa de atenção. Os temas são os seguintes: ecologia com seres vivos, citologia, genética mendeliana com evolução e biotecnologia, programa de saúde e fisiologia (sistemas digestório, circulatório, excretor, nervoso e endócrino).

O LeiaJá preparou um vídeo que resume a lista de assuntos que devem ser priorizados. Assista:

LeiaJá também

--> Linguagens: dicas para não errar concordância no Enem

--> 'História ao Ar Livre' promove aula gratuita na praia

--> O jeito que você fala cai no Enem? Confira a resposta

COMENTÁRIOS dos leitores