Enem 2019 teve textos menores, afirmam professores

LeiaJá ouviu profissionais para saber se a prova mudou em comparação às edições anteriores

por Lara Tôrres dom, 03/11/2019 - 21:05
Elaine Guimarães/LeiaJáImagens . Elaine Guimarães/LeiaJáImagens

Antes da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), várias declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, despertaram ansiedade em muitos estudantes que temiam mudanças radicais nas provas. Nesse cenário, as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas foram aplicadas neste domingo (3), para cerca de 5,1 milhões de estudantes do Brasil inteiro. 

Um dos pontos de reclamação dos estudantes sobre o Enem há várias edições é o tamanho dos textos. O LeiaJá ouviu professores para realizar uma análise das questões das provas e na opinião de Diogo Xavier, que ensina linguagens e redação, achou a prova mais curta, com textos menores em comparação ao Enem 2018. 

“A prova teve questões mais curtas, mas o estudante precisava de uma atenção maior. Acho que o aluno teve dificuldade de equilibrar o tempo”, disse o professor. As questões, segundo a avaliação de Diogo, tiveram um nível de dificuldade semelhante ao último Enem e “não está mais conteudista com a Gramática” como algumas pessoas esperavam. 

O professor Diogo Didier também analisou a prova do Enem 2019 e afirma que também esperava que a prova se tornasse mais conteudista, o que não ocorreu. “Houve uma diminuição significativa do tamanho dos textos, eles vieram mais curtos, sintéticos. Interpretação de texto, figura de linguagem, função da linguagem permanecem presentes na prova. O Enem não está mais ligado a clichês, a coisas muito óbvias. Se [o aluno] aprendeu a prova como estrutura, sabe interpretar e escrever, faz qualquer questão”, disse o professor. 

LeiaJá também

--> Feras saem tranquilos do primeiro dia de Enem

--> Imagens: Veja fotos do Enem 2019

COMENTÁRIOS dos leitores