Questão do Enem 2019 é anulada

Questão anulada teria sido usada em 2018 no caderno braile e ledor

por Luan Amaral ter, 19/11/2019 - 12:04
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Questão anulada teria sido usada em 2018 no caderno braile e ledor Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisío Teixeira (Inep) informou, através de um comunicado publicado nesta terça-feira (19), que as questões 90 do caderno azul, 78 do caderno amarelo, 66 do caderno branco e 72 do caderno rosa foram anuladas. A anulação foi referente à prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Segundo o Inep, foi identificado que a questão já havia sido cobrada e fez parte do caderno de questões Braile e Ledor do Enem 2018. O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.

A questão, referente à disciplina de geografia, tratava da foma como um problem político. Em entrevista ao Vai Cair no Enem, projeto multimídia produzido em parceria com o LeiaJá, a questão abordava, indiretamente, a ideologia de Karl Marx.

Devido ao cálculo estatístico feito pelo Inep, a Teoria da Resposta ao Item (TRI), a anulação da questão não compromete o processo de avaliação dos alunos participantes.

COMENTÁRIOS dos leitores