Afinal, o que fazer quando acaba a faculdade

Formandos querem se especializar em uma área que interesse a eles mas também querem atender a demanda que o mercado de trabalho exige

qua, 04/12/2019 - 15:27
Pixabay Especializações e cursos de línguas estrangeiras são algumas das incertezas após a faculdade Pixabay

Faltam poucos dias para acabar o ano, assim como o ano letivo nas universidades. Para alguns alunos, isso é um alívio pois estarão formados com diplomas nas mãos, livre de trabalhos e provas. Porém, para outros a mesma incerteza de quando terminaram o ensino médio e tinham que escolher entre uma faculdade volta à tona, pois estão decidindo o que fazer agora para completar o currículo.

Curso de línguas estrangeiras, especialização, mestrado ou cursos livres, sempre há uma dúvida entre os formandos. O Conversation Designer Leonardo Romeu, 27 anos, é um dos indecisos. Ele está no final do curso de Design na UNG. “Estou em dúvida se me torno um pesquisador de UX, um arquiteto de informações, que é basicamente o que faço hoje, ou um designer de interfaces”, conta.

Romeu conta que chegou a fazer uma pesquisa na área em que atua para saber o que está mais em alta e descobriu que a profissão tem muito mais possibilidades do que ele imaginava. “O design é um área que avança muito rápido e hoje, quase três anos depois que eu comecei a faculdade, a área já não é mais a mesma. O trabalho que tenho hoje, por exemplo, está em alta recentemente”, afirma.

A consultora de recursos humanos business partner Priscila Siciliano afirma que atualmente os candidatos que possuem um currículo com mais conhecimento costumam se destacar nos processos seletivos. “Exigimos um conjunto de fatores para o bom desenvolvimento dentro de uma organização. O primeiro é o comprometimento total com a função desempenhada. Não adianta possuir uma graduação mas não ter amadurecido nada pertinente ao estudo. Muitos se apegam a nomes de Universidades, mas verificamos diariamente que existem muitas rupturas referentes a absorção do conhecimento. Contudo, a especialização é um coringa para quem almeja um crescimento em qualquer setor”, explica.

Segundo a especialista, os cursos de línguas estrangeiras ainda são valorizados mas, antes de começar um curso ou uma especialização, vale a pena ver como o está o mercado em que atua ou pretende atuar. “Tendo em vista que cursos como inglês, espanhol são mais comuns pois na maioria dos casos são iniciados na adolescência. Em cargos de analistas, supervisores, gerentes, valorizamos uma Pós, MBA, porque nem todas as empresas dependem exclusivamente de conhecimento de outra língua. Tudo deve ser avaliado e pontuado mas, preferencialmente, esse tipo de especialização é utilizado em qualquer tipo de empresa”, orienta Priscila.

Mesmo com muitas dúvidas, há quem já tenha decidido o que fazer após a faculdade, como o desenvolvedor web Fernando Angelo Silva de Souza, 41 anos.  Ele está no final de mais uma graduação, pois já é formado em Design e, no primeiro semestre de 2020, ele termina o curso de Publicidade e Propaganda na UNG. “Assim que acabar o curso de publicidade eu pretendo fazer fotografia, com isso espero que me ajude ainda mais no mercado, ampliando a minha atuação e conhecimento”, conta.

Na opinião de Souza, ele percebe que no mercado de trabalho não só os diplomas são válidos, mas a prática também ajuda a ganhar destaque em um processo seletivo. “Eu amo conhecimento e às vezes me destaco de alguns profissionais por ser versátil. Hoje, o mercado exige do profissional exatamente isso, saber fazer mais do que o você aprendeu na teoria “, finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores