Através da leitura, estudantes aproximam família da escola

Projeto voltado para alunos do ensino fundamental e para a educação de jovens e adultos pretende formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres

dom, 01/03/2020 - 08:05
Freepik . Freepik

“Ler é divertido, escrever é apaixonante”, esse é o nome do projeto implementado pela Secretaria Municipal de Educação do município de Panelas, localizado no Agreste pernambucano. A iniciativa pretende despertar, em estudantes (crianças, jovens e adultos), o interesse pela leitura e estimular a escrita, além de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. 

A professora, Silvânia Sabino, da Escola José Benício Filho, leva livros para classe. Durante as aulas, os alunos desenvolvem diversos tipos de textos, assistem a vídeos e até montam esquetes teatrais. Tudo a partir da leitura trazida pela docente. 

“[O projeto] tem como foco principal contribuir para a formação de estudantes, com leitores e escritores críticos e participativos. Que sejam capazes de interagir em sua realidade na condição de cidadãos conscientes”, explicou a docente.

O projeto é destinado para os alunos do ensino fundamental, na fase inicial do 1º ao 5º, e nos anos finais do 6º a 9º. Ainda se estende para os estudantes da educação de jovens e adultos (EJA). 

Por meio da iniciativa, os estudantes começam a valorizar manifestações artísticas e culturais, e um diferencial é a aproximação com a família que passa a ter maior contato com a leitura e o ambiente escolar, tudo por meio dos livros que os filhos levam para ler em casa.

LeiaJá também

-> Do próprio bolso, professora produz conteúdo afrocentrado

*Com informações do site do MEC

COMENTÁRIOS dos leitores