Covid-19: 6 dicas para negócios que estão funcionando

Renegociar com instituições financeiras é um dos passos sugeridos pelo Sebrae

por Nathan Santos sex, 27/03/2020 - 15:11
Pixabay Padaria é um dos segmentos que estão funcionando Pixabay

A maioria dos segmentos empresariais está de portas fechadas como medida preventiva para combater a pandemia do coronavírus. Outros negócios, considerados essenciais para o poder público, continuam seus atendimentos, como os setores de alimentos e remédios.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a área do varejo possui mais de 2,5 milhões de pequenos negócios. Para orientar os empreendedores que continuam com seus pontos comerciais funcionando em meio à crise, a instituição selecionou uma série de dicas cujo mote é prezar pela saúde dos trabalhadores e amenizar os impactos na economia.

“É um momento de alerta geral em todo o mundo, especialmente para os negócios que estão em funcionamento. Os empreendedores que tiverem dúvidas não podem hesitar em pedir ajuda, o Sebrae está totalmente mobilizado para atender às demandas”, destaca o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae, César Rissete, conforme informações da assessoria de imprensa da instituição.

Confira, a seguir, as dicas elencadas pelo Sebrae para os estabelecimentos que seguem com suas atividades:

1º - Proteja sua equipe: nesse momento de grande propagação do Coronavírus, é importante que todos os funcionários disponham de matérias de proteção, como álcool em gel, máscaras e luvas. Além disso, faça reuniões reforçando a necessidade de que sejam mantidos cuidados redobrados com a higiene pessoal. Seja o mais didático possível. A saúde da sua equipe é fundamental também para a saúde do seu negócio.

2º - Reinvente seu negócio: caso ainda não trabalhe com vendas online e delivery essa é a hora de implementar o serviço. Uma comunicação direta e objetiva nas redes sociais será fundamental para divulgar a novidade. Inspire-se em casos de sucesso.

3º - Inove dentro da crise: reveja o horário de funcionamento do seu estabelecimento comercial. A depender do movimento de clientes, você pode estender o horário de funcionamento e controlar quantas pessoas fazem as compras para evitar aglomerações. As filas também devem respeitar a distância mínima de 2 metros entre as pessoas. Outro ponto importante: os clientes precisam perceber que os cuidados necessários estão sendo tomados no seu negócio. A confiança é fundamental para a fidelização.

4º - Reveja seus gastos fixos: é possível que seu faturamento não seja afetado, de acordo com o produto que é vendido, porém o momento pede uma revisão nos gastos fixos. Corte o que for dispensável nesse momento.

5º - Renegocie: muitas instituições financeiras já estão abertas a renegociação de prazos, taxas e juros. Procure um gerente especializado e analise as propostas. Veja a possibilidade de negociar prazos de aluguel e demais gastos.

6º - Procure ajuda especializada: o Sebrae, governo e demais instituições de apoio ao microempreendedor estão mobilizados para atender os casos específicos. Procure ajuda, informação e soluções com fontes oficiais. Há uma página com notícias, vídeos e casos inspiradores aqui. No Portal do Sebrae, por exemplo, todos os cursos online são gratuitos.

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