Institutos federais ofertam cursos gratuitos

Desenvolvimento de sistemas é um dos temas disponíveis

por Juliana Mamede ter, 14/04/2020 - 16:40
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Os institutos federais estão oferecendo cursos de curta duração com aulas que misturam vídeos on-line com itens interativos, a exemplo de testes simuladores e fóruns, disponíveis a estudantes de todo o mundo. Os cursos variam de 20 a 120 horas e englobam temas como desenvolvimento de sistemas, empreendedorismo, uso de ferramentas on-line para educação, idiomas, entre outros.

Ao todo, 11 cursos estão disponíveis.  A inscrição não exige pré-requisitos, nem calendários rigorosos. Ao término da capacitação, o inscrito recebe uma declaração ou certificado da entidade de ensino que ofereceu as aulas.

“Nessas plataformas, os estudantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos, acessar matérias complementares e fazer anotações em um caderno virtual. Além disso, gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão”, diz o Ministério da Educação (MEC).

Os cursos são ofertados de maneira extra ao currículo estabelecido pelos institutos federais. Essas entidades de ensino fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A Rede Federal é formado por 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por 22 escolas técnicas ligadas às universidades federais e pelo Colégio Pedro II. Mais de 660 unidades acadêmicas integram à Rede.

COMENTÁRIOS dos leitores