Postagem de preparatório é acusada de apologia ao estupro

No Instagram, internautas apontam que a publicação ainda possui um conteúdo misógino, machista e racista

por Ruan Reis qua, 13/05/2020 - 10:47
Pixabay . Pixabay

Na última segunda-feira (11), o Estratégia Concursos, preparatório para certames, foi acusado de fazer uma publicação com apologia ao estupro. No Instagram, os internautas ainda acusaram o conteúdo do cursinho de ser misógino, machista e racista.

"O concurseiro estuda com material pouco profundo, sem clareza, não faz questões da banca; ou seja, sem uma retaguarda de conhecimentos que aguente a profundidade com que a banca introduz os conteúdos e diversas posições doutrinárias. E aí... a situação fica preta!", consta a publicação que logo depois de receber diversas críticas, foi apagada.

O pequeno vídeo continha uma mulher branca, indicada como “concurseiro”, sendo carregada por um homem negro, seguido por outros homens, chamados de “examinadores do Cespe”. Em nota, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe) informou ao LeiaJá que considera a situação inadmissível. “O Cebraspe é uma Organização Social desde 2014 e reconhecida nacionalmente pela qualidade dos concursos públicos que realiza. Enquanto instituição que presta serviços para a sociedade e tem como um de seus valores o respeito ao ser humano, considera inadmissível que uma entidade de ensino promova esse tipo de conteúdo ofensivo em seus canais de comunicação”, disse. 

Nos comentários, os internautas cobraram da instituição uma explicação. "Por que apagaram o último post? Queremos uma explicação", disse uma seguidora. "Nunca senti tanta vergonha de ser aluna de vocês depois daquele vídeo vergonhoso. Vou parar de seguir vocês para não ter que cancelar a assinatura se publicarem algo tão baixo novamente. Lamentável, completo desrespeito com os alunos e professores", critica a outra.

Nas redes sociais, o coordenador do Estratégia Concursos, Ricardo Vale emitiu uma nota de esclarecimento. "Estava no meio de uma reunião com os principais líderes da Diretoria Pedagógica quando um deles me mostrou um post absurdo do Estratégia. Ao mesmo tempo, a @profnadiacarolina veio me mostrar o post", disse. "Eu e a Nádia, pessoalmente, apagamos imediatamente o post, que já estava há 20 minutos no ar. O conteúdo, de fato, era desprezível, impróprio para uma página como a do @estrategiaconcursos", completou o docente.

Confira, abaixo, a nota de esclarecimento na íntegra:

Ver essa foto no Instagram

Prezados amigos do Instagram, . As pessoas sempre associam muito a minha imagem ao Estratégia. Acham que eu controlo tudo, mando em tudo o que acontece no dia a dia da empresa. . Isso está longe de ser verdade. Eu acabo aparecendo muito, mas meu papel do dia a dia é ser Diretor Pedagógico e professor. . Ontem, era um dia absolutamente normal. Estava no meio de uma reunião com os principais líderes da Diretoria Pedagógica quando um deles me mostrou um post absurdo do Estratégia. Ao mesmo tempo, a @profnadiacarolina veio me mostrar o post. . Eu e a Nádia, pessoalmente, apagamos imediatamente o post, que já estava há 20 minutos no ar. O conteúdo, de fato, era desprezível, impróprio para uma página como a do @estrategiaconcursos. . As pessoas são muito rápidas ao fazer julgamentos. Fiquei triste, abalado e envergonhado. Fui atacado de todas as maneiras possíveis. Cancelei minha aula de hoje, algo que é raríssimo de eu fazer. . A postagem que foi feita não me representa e não representa os valores em que eu acredito e os de nenhum professor da empresa. O conteúdo do vídeo era um lixo, na minha visão. . Obviamente, aqueles que não gostam de mim se apressaram em campanhas de difamação, deturpando AINDA MAIS um vídeo que já era horrível. . É assim mesmo que as coisas funcionam. . Só me resta, com humildade, pedir desculpas até àqueles que me consideram seu inimigo. . Aos amigos, obrigado pelo apoio! :) #estrategiaconcursos

Uma publicação compartilhada por Ricardo Vale (@profricardovale) em

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores