Reitor da UPE sugere que provas do SSA sejam adiadas

Proposta diz, por exemplo, que a prova do SSA 3 poderá ser realizada em janeiro de 2021

por Maya Santos qua, 13/05/2020 - 15:20
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Devido à suspensão das aulas presenciais por causa do novo coronavírus, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, propõe que as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 1 e 2 sejam adiadas para 2021. Na proposta, que será apresentada para dois conselhos da instituição de ensino, o reitor também sugere que a realização do SSA 3 seja prorrogada para janeiro.

As alterações sugeridas são em decorrência da pandemia do novo coronavírus. As propostas precisam de aprovação dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Universitário (Consun). Para agilizar a realização das análises, o reitor tenta promover uma reunião conjunta com os dois colegiados, mas, por enquanto, os conselhos deverão se reunir na última semana de maio, respectivamente nos dias 28 e 29.

Em entrevista ao LeiaJá, o reitor da UPE expressa preocupação com a aplicação das provas ainda neste ano e ressalta que, mesmo com os esforços da Secretaria de Educação de Pernambuco em transmitir aulas pelo YouTube, ainda não é o suficiente para sanar todas as necessidades acadêmicas dos estudantes.

Falcão pontua que no momento “não há urgência para fazer essas provas [SSA 1 e 2] agora, porque os estudantes ainda estão no primeiro ou segundo ano do ensino médio”. Dessa forma, os alunos das duas primeiras séries do ensino médio poderão aguardar um ajuste no calendário letivo sem que ocorram prejuízos quanto ao desempenho no exame.

O reitor ainda explica que estudantes que irão fazer o “SSA 3 [que inicialmente seria aplicada em novembro] têm uma prioridade, porque são estudantes no último ano do ensino médio, na porta do ensino superior”. Como alternativa mais adequada aos tempos pandêmicos, eles poderão realizar a prova do SSA 3 em dezembro ou janeiro, caso a proposta seja aprovada.

Cronogramas

Se a sugestão feita pelo reitor, sobre aplicação do Sistema Seriado de Avaliação 3, em dezembro ou em janeiro, for desconsiderada, a comissão da UPE terá apenas uma final de semana livre em novembro, uma vez que o vestibular não pode ser feito no dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

Até o momento, a prova do Enem 2020 segue mantida: a aplicação da versão impressa está programada para 1º e 8 de novembro, e da versão digital para os dias 22 e 29 do mesmo mês. As inscrições seguem até 22 de maio.

COMENTÁRIOS dos leitores