Revalida será aplicado em 11 de outubro

Nesta edição, quem reprovar na segunda fase pode refazê-la por mais duas vezes em edições consecutivas

por Aurilene Cândida sex, 15/05/2020 - 11:02
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo A prova conterá duas etapas: teórica e prática Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A prova do Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) será aplicada em 11 de outubro. A divulgação foi feita no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O edital será divulgado em juho.

A avaliação continuará sendo realizada em duas etapas: teórica e prática. A primeira é dividida em duas etapas, a primeira com 100 questões objetivas, no turno da manhã, e cinco discursivas, à tarde.

Já a segunda etapa está prevista para o mês de dezembro e será realizada em uma estação clínica, com edital próprio, e só poderá realizá-la quem for aprovado na primeira. O candidato fará dez anamneses, "entrevistas" para diagnóstico inicial da doença em  "pacientes" com diversos sintomas simulados. 

Nesta edição, quem reprovar na segunda fase pode refazê-la por mais duas vezes em edições consecutivas; anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início. 

O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já selecionou os profissionais que formarão a comissão avaliadora do Exame. As questões sairão do banco nacional de itens do Revalida. Composta por dez integrantes, a comissão ficará responsável por selecioná-los. 

O exame tem o objetivo de verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país. De acordo com o MEC, a última edição teve 7.380 inscritos, dos quais 393 foram aprovados.

COMENTÁRIOS dos leitores