Funase de Timbaúba oferta aulas de informática para jovens

Proposta das capacitações é inserir os reeducandos no mercado de trabalho

por Juliana Mamede sex, 19/06/2020 - 18:07
Divulgação/Funase . Divulgação/Funase

Na Mata Norte de Pernambuco, treze socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), da cidade de Timbaúba, estão se preparando para o mercado de trabalho por meio de três formações profissionalizantes ofertadas com certificação do Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco (CIEE-PE). Oferecidas nos segmentos de informática e logística, as capacitações estão com turmas reduzidas, de no máximo cinco alunos cada, para evitar contágio do novo coronavírus.

Todas as aulas, que fazem parte da grade de formações oferecida pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) - responsável pelo Case -, estão sendo realizadas pelo agente socioeducativo Wellington Santana. Uma das formações é a de Informática Básica. Os quatro socioeducandos inscritos participarão de quatro módulos: “Conhecendo o computador”, “Ferramentas básicas do Office”, “Internet” e “Noções do empreendedorismo”.

As aulas são promovidas três vezes na semana, no laboratório de informática da unidade. Também é realizada, no mesmo lugar, a formação de Informática Intermediária. A capacitação de operador logístico é a terceira oferecida a partir desta semana no Case Timbaúba. Nessa qualificação, os estudantes irão aprender conteúdos como introdução à logística, processos envolvendo a área, custos logísticos, entre outros temas.

Nesta formação, as aulas estão sendo ministradas em horário integral, nas segundas e quintas-feiras. Se cumprirem, no mínimo, 75% da carga horária, os discentes receberão certificados do CIEE-PE.

“Os cursos estão sendo promovidos com uma nova roupagem. Além de oferecer o conteúdo programático tradicional, todos têm dado uma ênfase ao empreendedorismo. Durante esta pandemia, esse trabalho não parou e estamos contando bastante com a equipe do Eixo Profissionalização da Funase. Capacitar os socioeducandos para o mercado de trabalho de forma eficaz e positiva tem despertado nos jovens novos sonhos, desejos e esperança de dias melhores. Eles estarão prontos para atuar como profissionais e reescreverem suas histórias de vida”, explicou a coordenadora técnica do Case Timbaúba, Karolyne Bezerra, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão. 

Além das turmas atuais, outros dois grupos de socioeducandos já participaram dos cursos de Informática Básica e Informática Intermediária no Case Timbaúba desde abril, com 16 jovens capacitados. Outros 13 jovens já receberam certificação, na mesma época, por participarem da capacitação de operador logístico, também com certificação realizada por meio da parceria entre a Funase e o CIEE.

COMENTÁRIOS dos leitores