UFPE prorroga inscrições em programa de pós-graduação

O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação recebe propostas de projetos até esta quarta-feira (1º)

por Maya Santos ter, 30/06/2020 - 12:19
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Chamamento propõe financiar bolsas de mestrado, de doutorado e de iniciação tecnológica e industrial (ITI) Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propresq), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), prorrogou para esta quarta-feira (1º) o prazo para recebimento de projetos para o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Chamada (CNPq). As propostas devem ser enviadas para a Diretoria de Pesquisa, através do e-mail dpq.propesq@ufpe.br.

O chamamento propõe financiar bolsas de mestrado, de doutorado e de iniciação tecnológica e industrial (ITI). No entanto, exige para cada bolsa de mestrado e de doutorado concedida uma contrapartida da empresa parceira do projeto, sendo, no mínimo, o valor de R$ 10 mil para mestrado e R$ 20 mil para doutorado. Já para ITI, não haverá cobranças de valores. 

Os projetos devem englobar algumas características para serem aprovadas, de acordo com o modelo proposto pela Propresq e deverá acompanhar carta de concordância da empresa parceira. A seleção dos projetos será por conta da Diretoria de Pesquisa da Propesq, com o objetivo de compor uma proposta institucional, caso o número de interessados seja maior do que a chamada permite. 

Ao todo, o projeto que deve ser enviado pela UFPE terá limite de dez bolsas para mestrado e dez para doutorado. Neles, devem conter no mínimo uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com foco em desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Também serão consideradas iniciativas de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum nível, para o progresso das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC.

COMENTÁRIOS dos leitores