PE: IES não estão paradas, diz Consórcio de Universidades

A nota divulgada ainda ressaltou a importância do trabalho dos professores, estudantes e profissionais das instituições de ensino em decorrência da pandemia

por Aurilene Cândida sex, 17/07/2020 - 13:15
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo A inclusão social e digital da comunidade acadêmica são pontos centrais de planejamentos futuros Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) publicou, nesta quinta-feira (16), uma nota divulgada pelo Consórcio Universitas, formado pelas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), UFRPE, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O documento diz que, apesar da suspensão das aulas por causa da pandemia da Covid-19, as instituições não estão paradas.

“Desde que as autoridades sanitárias e órgãos oficiais sinalizaram as medidas de suspensão das atividades e normativas de controle, as Instituições de Ensino Superior (IES), de acordo com suas especificidades, iniciaram um conjunto de ações emergenciais e um amplo processo de discussão para a elaboração de uma proposta de funcionamento futuro de suas instituições”, diz nota. 

A nota ainda ressaltou que “de início, as ações emergenciais tiveram como prioridade a garantia de segurança às vidas da comunidade universitária, a preocupação da não exclusão de pessoas nas ações decorrentes deste momento, e manutenção da reconhecida qualidade destas instituições de ensino, pesquisa e extensão. A responsabilidade para não prejudicar ninguém foi tamanha, que tanto gestores e gestoras, quanto membros de grupos de trabalho e participantes das ações emergenciais se debruçaram, dia e noite, incluindo finais de semana, em reuniões, formações, eventos, pesquisas e planejamentos acerca das soluções legais e inclusivas, tanto para as atividades acadêmicas, quanto às administrativa”.

O texto informa, também, que a inclusão social e digital da comunidade acadêmica, com especial atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, foi ponto central de todo planejamento das futuras atividades das Instituições de Ensino Superior (IES). “Desde o início da pandemia, não descansaram na busca de soluções que contemplasse a todos. De forma inclusiva e empática, inclusive com o enfrentamento à perda de colegas, familiares e amigos para uma tragédia de proporções mundiais. É injusto, e prejudicial ao bom debate neste momento, a suposição que as IES foram lentas ou inertes. As IES estão sendo sim responsáveis, como instituições públicas que lidam com vidas humanas e seus processos formativos”, diz o texto do Consórcio de Universidade de Pernambuco.

A nota divulgada ainda ressaltou a importância do trabalho dos professores, estudantes e profissionais das instituições de ensino em decorrência da pandemia. “Não temos dúvidas de que o impacto da pandemia seria muito maior na população brasileira se não fossem os esforços científicos e administrativos de seu docentes e técnicos, com o apoio acolhedor de milhares de nossos estudantes. Continuaremos firmes e responsáveis no trabalho responsável, ético e qualificado, buscando preservar vidas, incluir pessoas e ofertar serviços de qualidade a sociedade brasileira”.

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