IFPE prepara retorno remoto para agosto

Cada campi será encarregado da ambientação dos estudantes e da revisão de conteúdos já oferecidos antes da suspensão das atividades presenciais

por Lara Tôrres seg, 20/07/2020 - 15:48

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou, nesta segunda-feira (20), que retomará suas atividades de ensino de forma remota, com conteúdos referentes ao semestre de 2020.1, interrompido pela pandemia de Covid-19. Segundo a instituição, cada campi será encarregado da ambientação dos estudantes e da revisão de conteúdos já oferecidos antes da suspensão das atividades presenciais, com posturas flexíveis para cada aluno. 

“Todas essas atividades serão acompanhadas por plano de ação específico. A operacionalização das medidas será avaliada periodicamente pela gestão pedagógica de cada campus e da Diretoria de EaD, para que o processo de ensino e aprendizagem seja realizado de forma adequada, garantindo a inclusão de todos, sobretudo, dos mais vulneráveis”, informou o Instituto em nota oficial. 

Uma das ações adotadas pelo IFPE para auxiliar os estudantes que têm dificuldades de conexão no processo de educação remota é a adesão ao Programa de Conectividade anunciado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Superior e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Uma vez que o Instituto esteja no termo de referência divulgado pela RNP, poderá contratar planos de dados para alunos em situação de vulnerabilidade. 

Até o momento não há definição de datas para retorno das atividades presenciais, mas o IFPE elaborou 21 protocolos de segurança e saúde para todos os ambientes da instituição junto a profissionais especializados. Materiais de proteção, como luvas, máscaras e medidores de temperatura já estão sendo providenciados, segundo a instituição de ensino. 

“O objetivo é implementar as ações tão logo esse retorno seja permitido pelas autoridades sanitárias, de acordo com o cenário vigente. Além dos procedimentos internos, a instituição seguirá protocolos determinados pelos governos Federal, Estadual e dos municípios onde há campi e polos de EaD”, diz o IFPE em nota. 

LeiaJá também

--> UFPE terá retorno remoto das aulas em agosto

-->  MEC irá estender prazo de aulas remotas até 31 de dezembro

COMENTÁRIOS dos leitores