26ª Feira de Ciência Jovem abre inscrições em Pernambuco

Estudantes e educadores podem submeter projetos até o dia 15 de agosto

por Maya Santos seg, 03/08/2020 - 14:01
Divulgação/Espaço Ciência Os candidatos poderão concorrer em seis categorias Divulgação/Espaço Ciência

Estão abertas as inscrições para a 26ª Feira de Ciência Jovem de Pernambuco, promovida pelo Espaço Ciência. Estudantes do ensino infantil ao médio e também professores de escolas públicas e privadas do Brasil e do exterior, podem submeter projetos até o dia 15 de agosto por meio de formulário on-line.

Os candidatos poderão concorrer em seis categorias. São elas: Iniciação à Pesquisa -  para alunos da educação infantil e fundamental 1 (1º ao 5º ano); Divulgação Científica - para estudantes do fundamental 2 (6º ao 9º ano); Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - voltadas ao ensino médio; e Francis Dupuis, destinada a projetos do exterior. Além dessas, há possibilidades de docentes concorrerem na categoria Educação Científica, na qual poderão ser compartilhadas experiências pedagógicas bem sucedidas.

Devido a pandemia, causada pelo novo coronavírus, neste ano, a feira será realizada em plataformas digitais entre os dias 11 a 13 de novembro. Visto a nova formatação, a equipe de organização da Ciência Jovem promoverá uma live para sanar dúvidas e discutir formas para realizar as pesquisas durante o distanciamento social. O encontro será no dia 10 de agosto, através do canal do Espaço CiênciaPE no YouTube

"Um dos pilares da Ciência Jovem é que ela é a culminância de um processo que inicia na escola, com realização de pesquisas pelos estudantes durante o ano letivo. Mesmo com a quarentena, é possível realizar este trabalho", afirma o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, segundo informações da assessoria de comunicação.

Segundo o regulamento, cada escola poderá cadastrar até dois projetos, desde que estejam em categorias diferentes. Cada proposta deverá contar com um professor e dois estudantes como representantes, que serão submetidos a uma seleção. O resultado será divulgado do dia 20 de setembro. Outras informações podem ser consultadas através do regulamento.

COMENTÁRIOS dos leitores