UFPE celebra 74 anos nesta terça-feira (11)

'Uma instituição que celebra esta idade é fruto da construção coletiva de várias gerações', afirma o reitor Alfredo Gomes

por Ruan Reis ter, 11/08/2020 - 15:26
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade  Federal de Pernambuco (UFPE) celebra, nesta terça-feira (11), 74 anos. Ao longo do tempo, a instituição conseguiu proporcionar uma boa educação superior aos seus estudantes, incentivando desde os cursos de graduação aos projetos de pesquisas dos doutorados.

“Uma instituição que celebra esta idade é fruto da construção coletiva de várias gerações, que dedicaram seu tempo, energia e inteligência para o fortalecimento de uma instituição pública que presta um serviço de grande ressonância e impacto em nossa sociedade. É fruto, portanto, da dedicação cotidiana e sistemática de ex-professores, ex-técnicos e alunos, e também da geração atual, que vem se dedicando ao trabalho de defendê-la e preservá-la como uma instituição vigorosa e essencial para nossa sociedade”, afirma, por meio de nota, o reitor Alfredo Gomes.

Com mais de 31 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e mais de 9 mil na pós-graduação, a instituição oferece 109 graduações presenciais em seus três campi e 13 centros acadêmicos, sendo 92 em Recife, 11 em Caruaru e seis em Vitória de Santo Antão. Ademais, ela ainda oferta cinco cursos de graduação a distância, além de 145 cursos de pós-graduação stricto sensu, entre mestrados e doutorados acadêmicos e profissionais.

Segundo o balanço da UFPE, a instituição possui 2.530 professores efetivos, 286 substitutos e 3.701 técnicos administrativos. No Hospital das Clínicas, que faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), existem 2.268 profissionais contratados, incluindo as 114 contratações emergenciais de profissionais de saúde para trabalhar no Bloco Vida, voltado para pacientes de Covid-19, e 596 terceirizados. O hospital conta com 330 residentes de diversas áreas.

COMENTÁRIOS dos leitores