Prorrogado prazo de inscrição para trabalhar no Enem

Candidatos devem ser aprovados em curso de capacitação para atuar na aplicação do Enem 2020

por Aurilene Cândida qui, 01/10/2020 - 13:23
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo A atividade desenvolvida pelo certificador terá o valor de R$ 342 por dia Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

As inscrições para cadastro da Rede Nacional de Certificadores (RNC), para trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foram prorrogadas até o dia 13 de outubro. O prazo estabelecido em edital anterior expirava nesta terça-feira (2). Os interessados devem realizar as inscrições pelo endereço virtual da seleção. A retificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na quarta-feira (30), pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para se inscrever, o candidato deve atender requisitos, como ser servidor público (efetivo e em exercício) do Poder Executivo Federal ou ser docente (em exercício) das redes públicas de ensino estaduais e municipais, além de estar devidamente registrado no Censo Escolar 2019. Os interessados também devem ter formação mínima em ensino médio e não podem estar inscritos como participantes do Enem 2020. Também não é permitida a inscrição de quem possui cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no Enem 2020. Para realizar a inscrição na RNC, é necessário possuir smartphone ou tablet, com acesso próprio à internet móvel.

Entre outras atribuições, os integrantes da RNC são responsáveis por certificar, in loco, a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem. Os certificadores também devem registrar, em sistema eletrônico, as informações coletadas e informar ao Inep possíveis inconsistências identificadas. A atividade desenvolvida pelo certificador terá o valor de R$ 342 por dia. O Enem impresso está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Além disso, os colaboradores convocados deverão participar de uma capacitação a distância promovida pelo Inep para divulgação de normas, procedimentos e critérios técnicos da RNC. A divulgação da relação de candidatos convocados para o curso será até 30 de outubro, de acordo com o edital. Os colaboradores serão considerados aptos somente após a participação e a aprovação nas atividades desenvolvidas no curso de capacitação, com no mínimo 70% de aproveitamento. 

O edital que subsidia o processo seletivo para a RNC estabelece, ainda, que os certificadores precisam portar, obrigatoriamente, nos dias de atuação, álcool em gel, além de usar máscaras para proteção contra a COVID-19. Será proibida a entrada do certificador no local de aplicação sem a máscara de proteção facial.

COMENTÁRIOS dos leitores