UFPE oferece cursos de italiano e espanhol

Inscrições estão disponíveis até o dia 23 deste mês

por Juliana Mamede qua, 21/10/2020 - 18:05

Até a próxima sexta-feira (23), o Núcleo de Línguas (NucLi) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe inscrições para os cursos on-line – e gratuitos – de espanhol e italiano, a serem realizados entre novembro e dezembro, oferecendo, no total, 25 vagas por turma. As formações, que emitem certificado, são voltadas diretamente a estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação da instituição.

As aulas serão realizadas por meio de encontros e atividades síncronas (por videoconferência) e assíncronas. As vagas serão preenchidas à medida que as inscrições forem realizadas. Quem tiver interesse em participar dos cursos deve preencher o formulário de inscrição, informando os dados pessoais, além de anexar declaração de vínculo com a UFPE e outra declaração de nível, se o curso desejado fizer essa exigência.

Os candidatos que forem aprovados serão informados via e-mail até 30 de outubro e receberão um código de acesso à sala de aula virtual. Os cursos de espanhol terão duração de dois meses – de 2 de novembro até 21 de dezembro – e carga horária total de 32 horas, sendo 16 horas de aulas on-line com encontros semanais de duas horas cada e 16 horas de atividades assíncronas/off-line.

A formação 'Bem Vindos ao Espanhol' é nível A1 (iniciante) e não possui pré-requisito de proficiência. Já 'Interações Cotidianas 2' tem como exigência para entrada o nível A2 (básico), havendo a necessidade de conhecimento prévio do idioma. Todos os cursos de italiano terão duração de cinco semanas, de 9 de novembro a 11 de dezembro. 

Já as capacitações Viajar e Estudar na Itália 1 e 2' contarão com carga horária de 20 horas, tendo um encontro por semana com duração de duas horas por videoconferência, além de duas horas – no mínimo – de atividades assíncronas, a exemplo de videoaulas e exercícios de fixação, a serem feitos anteriormente ao encontro síncrono semanal.

A formação 'Viajar e Estudar na Itália 1' tem nível iniciante e não possui nenhuma exigência de conhecimento acerca do idioma. 'Viajar e Estudar na Itália 2' tem como exigência para entrada o nível básico do idioma, precisando ser apresentado diploma de alguma formação de nível iniciante do NucLi ou outra declaração de nível A1.

Com carga horária total de 25 horas, a capacitação Introdução a Exames de Proficiência em Italiano (B1) conta, por meio de videoconferência, com dois encontros semanais de uma hora e meia cada um, além de, pelo menos, duas horas de atividades assíncronas obrigatórias – estudos individuais e autônomos – e uma hora de tutoria opcional.

Por meio de conteúdos gramaticais cobrados em exames de proficiência em italiano de nível B1 - CELI, PLIDA, CILS entre outros -, esta formação tem o intuito de preparar o aluno para exames do tipo. Ter um certificado do curso Viajar e Estudar na Itália 2' do NucLi UFPE ou declaração de outra formação de italiano de nível A2 são as exigências mínimas para se inscrever nesta capacitação. Mais informações podem ser obtidas entrando em contato pelo e-mail: adm.nucli.ufpe@gmail.com.

COMENTÁRIOS dos leitores