Colégio no RJ adota uso de linguagem neutra com alunos

Em nota pública oficial explicando que “o colégio afirmou o respeito à autonomia de professores e alunos no uso da neutralização de gênero gramatical na escola”, ou seja, não há obrigatoriedade do uso da linguagem neutra

por Maya Santos qui, 12/11/2020 - 13:44
Reprodução/Google Street View Colégio fica localizado na Zona Sul do rio de Janeiro Reprodução/Google Street View

Por meio de comunicado à comunidade escolar, o colégio particular Liceu Franco-Brasileiro, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, afirmou incentivo a estratégia de utilização da linguagem neutra de gênero em espaços formais e informais de aprendizagem da escola. No documento, publicado no último dia 10 deste mês, houve exemplificação com o uso do termo “querides alunes”. 

Ao LeiaJá, a assessoria de comunicação do colégio revelou que houve um vazamento do texto para a imprensa. Por isso, e após ampla repercussão, a unidade de ensino emitiu uma nota pública oficial explicando que “o colégio afirmou o respeito à autonomia de professores e alunos no uso da neutralização de gênero gramatical na escola”, ou seja, não há obrigatoriedade do uso da linguagem neutra.

A linguagem neutra refere-se ao uso de "@", "x" e "e", como uma estratégia de inclusão das pessoas não-binárias, que são grupos de identidades de gênero que não se restringe aos termos gramaticais masculinos ou femininos. O termo não é adotado oficialmente na linguagem culta gramatical.

Por outro lado, o Liceu Franco-Brasileiro “reafirma que continuará a seguir o padrão da norma culta do português, como tem feito desde sua fundação. Como demonstração disso, comunicados e avaliações desta semana usaram os termos “alunos” e “alunas” ”, explica nota. O colégio também informa que irá manter o “comprometida com a qualidade da educação e o respeito à diversidade e à inclusão”, diz nota.

Confira, abaixo, a nota de esclarecimento na íntegra:

"O Liceu Franco-Brasileiro, que esta semana completa 105 anos, é uma instituição de ensino comprometida com a qualidade da educação e o respeito à diversidade e à inclusão. 

Em comunicado recente, o colégio afirmou o respeito à autonomia de professores e alunos no uso da neutralização de gênero gramatical na escola. Em nenhum momento, informou que passaria a adotar essa prática em avaliações e em sua comunicação oficial.

O Liceu Franco-Brasileiro, portanto, reafirma que continuará a seguir o padrão da norma culta do português, como tem feito desde sua fundação. Como demonstração disso, comunicados e avaliações desta semana usaram os termos “alunos” e “alunas”.

Espaço de formação e de múltiplos diálogos, o colégio adota a discussão sobre questões expostas pela sociedade, que não podem ficar só extramuros. Assim, por meio do seu Comitê da Diversidade e da Inclusão, o Franco-Brasileiro vai promover encontros com a comunidade escolar para debater e aprofundar a reflexão sobre o tema.

Atenciosamente,

Direção Pedagógica"

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