Embaixada no Brasil oferece bolsas para aprender italiano

Ao todo, são 16 bolsas integrais, com a duração de dois semestres

sab, 19/12/2020 - 09:08
Pixabay Pixabay

 A Embaixada da Itália no Brasil anunciou o lançamento de um programa de bolsas de estudo para aprendizagem do idioma italiano no Instituto Italiano de Cultura, no Rio de Janeiro.

"Diante da difícil situação socioeconômica gerada pela pandemia, e com o intuito de fortalecer o compromisso com a difusão da língua e da cultura italiana, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro propõe este programa de estudos", diz a nota oficial divulgada pela representação diplomática.

Ao todo, são 16 bolsas integrais, com a duração de dois semestres, para estudo em níveis intermediários, a partir de 12 de janeiro.

Segundo o comunicado, foi estabelecido que as bolsas serão distribuídas a estudantes de quatro estados: Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A iniciativa é uma parceria entre a Embaixada da Itália no Brasil e o Instituto Italiano de Cultura do Rio.

Os estudantes interessados terão que seguir as regras e pré-requisitos referentes ao processo seletivo que constará de três etapas. São elas: avaliação dos requisitos socioeconômicos dos candidatos; avaliação dos requisitos de mérito das pessoas; e avaliação atitudinal.

Para se candidatar a uma bolsa é preciso enviar e-mail para centro.iicrio@esteri.it, com documentos específicos digitalizados e alguns dados pessoais.

Confira as regras:

1. Requisitos Socioeconômicos: Possuir uma renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos; Ter uma idade entre 16 e 32 anos; Estar matriculado em um instituto de ensino público: colégio, universidade ou outra instituição de ensino da rede pública.

2. Requisitos de Mérito: Ter um bom histórico escolar; Ter o nível mínimo de proficiência linguística A2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (o nível de proficiência será verificado através de um teste de nivelamento escrito e oral).

3. Requisitos Atitudinais: Demonstrar conhecimento básico da geografia, da história e da realidade sócio cultural atual da Itália; Demonstrar um elevado nível de comprometimento em aprofundar seu conhecimento da língua e da cultura italiana em função de objetivos específicos, que será verificado através de uma entrevista motivacional (realizada online por meio da plataforma Zoom).

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores