IFPE retira redação de processo seletivo 2021.1

De acordo com a instituição, o lançamento dos editais do Processo de Ingresso para novos estudantes 2021.1 será feito até o dia 22 de janeiro

por Maya Santos qua, 30/12/2020 - 10:13
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo São disponibilizadas 4.830 vagas entre os 16 campi do IFPE Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (30), por meio de nota, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) garantiu que o processo seletivo de 2021.1 será realizado de forma unificada, mas sem as etapas presenciais, devido a pandemia da Covid-19. A instituição também retirou a redação do processo seletivo. Além disso, o Instituto informou que o lançamento dos editais do Processo de Ingresso para novos estudantes será feito até o dia 22 de janeiro, por meio do site do IFPE.

São disponibilizadas 4.830 vagas para adolescentes, jovens e adultos nos cursos técnicos e superiores, distribuídas em 16 campi do Estado. No processo de avaliação, segundo o IFPE, a redação, que inicialmente seria um complemento à análise do histórico escolar para o ingresso nos cursos superiores, não será mais aplicada. Por isso, estudantes que desejam entrar nos cursos superiores terão duas opções, conforme o campus escolhido, sendo a primeira através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2015 a 2019, ou por meio da análise direta do histórico escolar do ensino médio.

Já para os que desejam realizar cursos no nível técnico, nas modalidades integrado e subsequente, o processo  será realizado por meio de análise de desempenho dos candidatos com base no histórico escolar do candidato. Para os concorrentes às vagas do integrado, serão levadas em conta as notas obtidas do sexto até o oitavo ano do ensino fundamental. Já para o subsequente, serão consideradas as notas do primeiro e segundo anos do ensino médio.

“Esse nosso posicionamento objetiva não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia”, diz trecho de nota à imprensa.

Por fim, o IFPE destacou que será mantido o sistema de reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, com 60% das vagas disponíveis direcionadas para esses candidatos. “É fundamental que os interessados fiquem atentos aos prazos e às datas limites para cada etapa da seleção e preparem os documentos necessários com o máximo de antecedência possível”, orienta a instituição, em nota.

COMENTÁRIOS dos leitores