Material escolar: preços têm variação superior a 1000%

Variação foi identificada em lojas de Jaboatão dos Guararapes

por Juliana Mamede qui, 28/01/2021 - 18:59
Leandro de Santana/PJG . Leandro de Santana/PJG

Uma pesquisa de preço dos principais produtos pedidos na lista de material escolar feita pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Jaboatão dos Guararapes, de 19 a 25 de janeiro, registrou uma variação de até 1.163% nos valores cobrados em diferentes lojas do município, localizado na Região Metropolitana do Recife. Dos itens que mais apresentaram variação, o estojo está em primeiro lugar, com 1.163%; após ele, vem a cola bastão, com 1.023%.

Em seguida, aparece o apontador, com 898%; papel seda, com 896%; folha de emborrachado, com 856%; e caneta esferográfica, com 556%, surgem posteriormente.

Devido à enorme discrepância de valores entre as lojas averiguadas, o superintendente do Procon de Jaboatão, José Rangel, explicou ao consumidor a importância de pesquisar em diferentes estabelecimentos, a fim de conseguir os preços mais em conta. “O objetivo da pesquisa é fornecer ao consumidor uma amostra das variações de preços dos principais itens pedidos nas listas de material escolar. Caso se constate alguma irregularidade, a recomendação é para que entrem em contato conosco para formalizar uma denúncia”, esclareceu o superintendente.

Consumidores que queiram fazer denúncias e reclamações devem recorrer ao Procon Jaboatão por meio do site do órgão ou nos pontos de atendimento ao público, situados nas sedes das regionais de Piedade, Curado, Muribeca, Cavaleiro e Jaboatão Centro, além do posto instalado na Faculdade Metropolitana e no Palácio da Batalha, no bairro de Prazeres.

COMENTÁRIOS dos leitores