Pernambuco autoriza volta às aulas da educação infantil

Anúncio também traz detalhes do retorno das turmas do ensino fundamental

por Lara Tôrres qua, 03/02/2021 - 17:00
Pixabay . Pixabay

Na tarde desta quarta-feira (3), o Governo do Estado de Pernambuco anunciou o cronograma de retorno às aulas presenciais nas escolas públicas nos níveis fundamental e infantil. A partir do dia 1º de março, os alunos dos anos finais (6º ao 9ª ano) retornarão no ensino híbrido. Estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais (1º ao 5º ano) podem voltar a partir de 8 de março. 

Os estudantes do ensino infantil podem voltar ao ensino presencial, se for o desejo dos pais, a partir do dia 15 do mesmo mês. Já no dia 2 de fevereiro, os profissionais da educação estarão nas escolas para preparar o retorno. 

De acordo com o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Andrade Bezerra Barros, há mais algumas medidas de segurança no protocolo setorial da educação que serão adotadas. Por exemplo, uma mudança no horário de início das aulas das escolas públicas para evitar o pico do trânsito. 

“As aulas da rede pública em escolas em que professores e estudantes utilizam transporte público nos diferentes turnos terão início e término sempre com uma margem de diferença dos horários de pico”, disse ele.

Dentro das escolas, a estrutura de higiene foi reforçada para tentar reduzir o contágio. Além de informes explicando as normas, totens com álcool e lavatórios para as mãos de alunos e profissionais foram instalados. Os alunos vão receber kits com máscaras e os professores ganharão também protetores faciais. 

Mas não adianta apenas ter as estruturas de limpeza e não utilizá-las, sem mudar a cultura do dia a dia da escola: o distanciamento também é necessário: No momento da refeição, os estudantes devem ficar a 2 metros uns dos outros e em outros espaços compartilhados, como laboratórios, bibliotecas e áreas de esportes, a 1,5 metros. 

Nas salas de aula, o distanciamento é o mesmo e os lugares de cada estudante são demarcados e fixos. Nos refeitórios, também deve haver demarcação para reduzir a movimentação

COMENTÁRIOS dos leitores