Como escolher a prova 'ideal' do Enem em 2021?
O diretor de inovação pedagógica da Evolucional, Vinícius Freaza, comenta qual é o tipo de Enem “ideal” para cada estudante
Estudantes que estão habituados com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reunir, somente em uma prova, todos os conteúdos do ensino médio, agora verão novas modalidades. Este ano, além do exame impresso e digital, os vestibulandos de todo o Brasil poderão contar com a prova no formato seriado.
As versões impressa e digital do Enem estão previstas para serem aplicadas em novembro ou dezembro deste ano, como afirmou, em coletiva de imprensa, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes. As duas modalidades serão aplicadas em dois domingos e terão, cada uma, 180 questões distribuídas entre as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciência da Natureza e matemática, além de uma redação.
Neste ano, a versão digital do vestibular se tornou a maior aposta do Inep: “Nós vamos expandir o Enem digital já na edição de 2021”, ressaltou Lopes. Os estudantes que optarem por esta modalidade responderão às alternativas pelos computadores disponíveis nos locais de provas. A redação, por sua vez, terá que ser escrita manualmente, assim como na versão impressa.
Em 2021, o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será chamado de Enem Seriado. Nele, os alunos realizarão uma prova ao longo dos três anos do ensino médio e, ao final, poderão utilizar a pontuação para ingressar em uma instituição de ensino superior. A inédita modalidade do vestibular não será como as versões impressa e digital. Os alunos responderão, ao final de cada ano do ensino médio, questões ligadas apenas ao seu nível.
O Enem Seriado está previsto para ser aplicado em novembro deste ano para os alunos do primeiro ano do ensino médio do Brasil. “Será uma prova digital que abordará apenas língua portuguesa e matemática e deve também ter questões abertas, além das objetivas”, explicou o professor e diretor de inovação pedagógica, Vinícius Freaza, da Evolucional, startup de educação inovadora.
Ao LeiaJá, Freaza comenta quais são suas expectativas para as três modalidades da prova. “O ano de 2021 será de muitas mudanças em relação ao Enem. O exame regular, no formato que conhecemos, continuará acontecendo, porém deve haver um aumento de oferta para a versão digital. A grande novidade, entretanto, fica por conta da implementação do Enem Seriado, direcionada apenas para alunos da primeira série do ensino médio”, disse. Confira, a seguir, a entrevista com o professor:
Qual é o Enem "ideal"?
“Primeiramente, é preciso entender que o Enem Seriado não excluirá o Enem regular, mas será mais uma opção para o aluno. Se o aluno desejar, a partir de 2021 ele poderá fazer o Enem Seriado nas três séries do ensino médio e também fazer o Enem regular ao final do terceiro ano. Com isso, ao aplicar a nota para uma vaga na universidade, ele poderá optar em concorrer com a pontuação acumulada do Enem Seriado ou com a nota do Enem regular”, esclarece.
“Quanto a optar pela versão digital ou impressa no Enem regular, é importante que o candidato tenha simulado com antecipação o meio em que fará a prova. Se optar pelo formato digital, é ideal que ele tenha feito simulados em plataformas digitais semelhantes a do Enem. O Inep disponibilizou um vídeo tutorial da sua nova plataforma no youtube para conhecimento dos candidatos”, informa o professor.
Como começar a se preparar para cada versão do Enem?
Enem impresso: “fazer simulados no formato impresso; resolver provas antigas do Enem, priorizando as questões fáceis para aumentar o desempenho calculado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI); e aprender a controlar o tempo de prova, considerando a transposição das alternativas escolhidas para o gabarito”, listou.
Enem digital: “fazer simulados em plataformas digitais; estudar o funcionamento da plataforma do Inep a partir do vídeo do YouTube; se informar com antecedência sobre o local em que fará a prova, e se preparar mentalmente para a organização da sua mesa de prova que contará com monitor, mouse e folhas de rascunho fornecidas pelo Inep”, elencou.
Enem Seriado: “ficar atento a divulgação dos editais e matrizes do exame que, segundo o Inep, deverão ser divulgados ainda em fevereiro de 2021; entender o tempo disponível para fazer a prova e organizá-lo de acordo com a quantidade e tipo de questões; e se preparar para fazer questões discursivas e objetivas de língua portuguesa e matemática”, finalizou o docente.
LeiaJá também